Porto de Luís Correia pode ser incluído no PAC

Porto de Luís Correia pode ser incluído no PAC

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wilson Martins reuniu-se ontem, em Brasília, com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para tratar sobre o porto de Luís Correia e obras de mobilidade urbana em Teresina.

A ministra, que coordena o Grupo Gestor do PAC, sinalizou positivamente para a autorização da licitação, dentro do programa, da 1ª etapa do Porto de Luís Correia.

Também foram discutidos previamente assuntos que serão abordados durante reunião sobre mobilidade urbana na próxima terça-feira (6), em Brasília, também com a presença de representantes da Prefeitura de Teresina.

O novo projeto do porto de Luís Correia já foi encaminhado ao GPAC e está em uma lista com 14 equipamentos portuários marítimos que têm recursos garantidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) para obras de dragagem, aprofundamento e adequação da navegabilidade nos canais de acesso.

A primeira etapa da obra inclui retroárea, acesso sobre o molhe, dragagem e berço. O Porto de Luís Correia será construído como porto de cabotagem (transporte feito por navios nacionais entre portos de um mesmo país).

O governador também tratou sobre o assunto, ontem em Brasília, com o ministro da Secretaria Especial dos Portos, Leônidas Cristino. Wilson reforçou o caráter estratégico do porto de Luís Correia para o escoamento da produção de grãos e, futuramente, minérios, por exemplo, além de todo o trade logístico que está sendo erguido em suas proximidades, como a Zona de Processamento de Exportações de Parnaíba e as ferrovias previstas para o Piauí dentro do plano de expansão das ferrovias do Governo Federal, como a que liga Teresina a Luís Correia.

MOBILIDADE - Wilson Martins e Miriam Belchior também anteciparam alguns dos pontos que serão abordados na próxima terça-feira, às 11h, durante reunião que contará ainda com a presença de representantes da Prefeitura Municipal de Teresina, acerca de mobilidade urbana na capital.

Dentre as prioridades do Governo do Estado nessa área estão a expansão e a melhoria do serviço de metrô ou veículo leve sobre trilhos (VLT). E o Governo do Estado está fazendo o dever de casa. Já estão concluídos, pela Secretaria Estadual dos Transportes, por exemplo, projetos para 1ª e 2ª etapas da revitalização e modernização do sistema existente de metrô de Teresina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES