Prédio da Fiocruz será licitado em novembro

Prédio da Fiocruz será licitado em novembro

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Está prevista para o próximo mês a abertura do processo licitatório para a construção do prédio onde funcionará a Fiocruz Piauí, na Avenida Presidente Kennedy, em terreno cedido pela Universidade Federal do Piauí. A vice-reitora da UFPI, Nadir Nogueira, informou o cronograma ao deputado federal Jesus Rodrigues (PT), autor de emenda de bancada destinada à obra.

"Havia um impasse em relação à legalização do terreno, uma vez que o cartório exigiu a demarcação não só da área cedida, mas que se fizesse também do terreno remanescente e de uma área do outro lado da avenida. Esse trabalho foi concluído e nós já estamos com memorial descritivo e toda a documentação necessária para fazer a licitação", explicou a vice-reitora.

Uma parte da emenda de bancada destinada pelo deputado Jesus Rodrigues, no valor de R$ 1,49 milhão, já está empenhada e deverá ser aplicada na elaboração dos projetos iniciais. "Esse é um sonho antigo da comunidade acadêmica, mas principalmente dos profissionais de saúde do Piauí.

A Fundação Oswaldo Cruz é conhecida internacionalmente por suas importantes contribuições no desenvolvimento de pesquisas, fabricação de vacinas e remédios, e formação de pessoas", destacou o parlamentar.

A outra novidade é que, em 2014, a Fiocruz Piauí ofertará Mestrado Profissional em Saúde da Família. Este ano, a instituição iniciou dois mestrados, um em Medicina Tropical e outro em Epidemiologia das Doenças Transmissíveis.

Também está prevista a realização de cursos técnicos em análise de dados e montagem de equipamentos.

ESTRUTURA - O edifício terá aproximadamente 2.300 metros quadrados de área construída com um padrão construtivo alto e um alto índice de área verde tratada paisagisticamente, com jardins, praças de convivências, passeios e estacionamentos. A estrutura interna inclui setores administrativos e de ensino, com salas amplas, bem iluminadas, mas protegidas das altas taxas de insolação local.

"O projeto é totalmente novo e não segue padrões pré-estabelecidos. É norteado por princípios de uma arquitetura racional e sustentável. Fizemos uma proposta modulada, com possibilidade de acréscimos em etapas, respeitando os condicionantes locais e trabalhando com soluções voltadas para amenizar as altas temperaturas de nosso clima quente úmido", adiantou a professora da UFPI, Kaki Afonso, responsável pela elaboração do projeto arquitetônico da Fiocruz Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES