Prefeitos recebem plano de ação para municípios da Ride

Prefeitos que fazem parte da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) da Grande Teresina receberam ontem o plano de ação integrada e sustentável da região que tem 15 cidades

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os prefeitos que fazem parte da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) da Grande Teresina receberam ontem o plano de ação integrada e sustentável da Ride. O encontro aconteceu no Palácio da Cidade, e contou com a presença do coordenador João Batista Alves, prefeitos dos quinze municípios que fazem parte da Ride, com representantes da Codevasf, da empresa responsável pelo projeto, secretários municipais e vereadores de Teresina.

O plano de ação consiste em um método de atuação em quatro frentes de desenvolvimento voltados para municípios que integram a Grande Teresina. O plano deverá seguir os preceitos da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), do Ministério da Integração Nacional (MI), e da legislação vinculada à Ride.

Para o prefeito de Timon, Luciano Leitoa, a ação em conjunto é muito importante para os municípios. “Geralmente as áreas têm os mesmos problemas, já que ficam próximas, e essa ação em conjunto irá ajudar a vencer os problemas comuns com soluções viáveis”, explicou.
O prefeito do município de Beneditinos, Arão Monteiro, destacou as áreas para as quais as ações serão voltadas.

“Áreas como turismo, saúde, infraestrutura e assistência social terão atenção específica, atendendo às necessidades da população”, frisou.

O secretário municipal de planejamento, Washington Bonfim, explicou que o encontro desta tarde era a uma oportunidade de fazer os ajustes finais no que está previsto. “O Plano será lançado no dia 15 de novembro em 14 municípios do Piauí e em Timon, este encontro com os prefeitos é o alinhamento final para que todos coloquem duas dúvidas e sugestões”, pontuou.

O prefeito Firmino Filho disse estar confiante no sucesso do plano. “Não tenho a menor dúvida de que emitimos nossas preocupações e necessidades. O plano desenvolvido é um instrumento importante para o fortalecimento da Ride e para captação de recursos”, frisou.

Serão realizadas ações na dimensão político-institucional, dimensão social; dimensão econômica e dimensão geoambiental.

A Ride da Grande Teresina é formada pelos municípios de Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinho, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Nazária, Pau D´arco do Piauí, Teresina e União, no estado do Piauí, e pelo município de Timon, no estado do Maranhão.

Os programas e projetos prioritários para a Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina serão financiados com recursos do Orçamento da União, dos estados e dos municípios abrangidos pela Ride, além de operações de crédito externas e internas.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES