Projeto Águas de Março discute ameaças ao Rio Parnaíba

Projeto Águas de Março discute ameaças ao Rio Parnaíba

Avalie a matéria:
Debate no Iate Clube | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Discutir os problemas que ameaçam o Rio Parnaíba e apontar soluções para a sua navegabilidade. Com esta tônica, foi iniciado, na manhã deste sábado (27), no Iate Clube de Teresina, o projeto Águas de Março, sob a responsabilidade da Comissão de Defesa do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da OAB/PI e aberto à comunidade em geral. Representantes da CHESF, da SEMAR, do Ministério Público e da própria OAB prestigiaram o evento.

Várias palestras foram ministradas por autoridades com conhecimento no assunto. A primeira delas tratou da navegabilidade do Rio Parnaíba e quem a proferiu foi o superintendente da CHESF no Piauí, Airton Freitas Feitosa. Airton falou das hidrelétricas que serão construídas ao longo do Rio, bem como das respectivas eclusas que, além de aumentar o potencial de energia elétrica do estado, viabilizará também a navegação no Velho Monge, pela criação de vários lagos.

Feitosa também falou da verba que será aplicada nas futuras obras, na ordem de R$2,8 bilhões, para as hidrelétricas, e R$ 600 milhões para as eclusas. E explicou porque que hoje o Rio Parnaíba não é propício à navegabilidade.

Logo em seguida, o presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB-PI, Flávio Moura Fé, ministrou a palestra ?A importância da alteração do Projeto de Lei do Código Florestal e as recentes medidas judiciais na Área de Preservação Permanente (APP) em Teresina?. Moura Fé chamou a atenção, por exemplo, para a necessidade de uma harmonia entre a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento econômico e social. À tarde, a partir das 15h, será realizada navegação pelo Parnaíba para a vistoria das infrações ocorridas no curso do rio.

Este é o segundo ano em que a OAB-PI, através da comissão de meio ambiente, realiza o evento. ?A OAB está sempre participando de discussões importantes para a sociedade como é o caso da preservação do rio Parnaíba?, finalizou Flávio Moura Fé.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES