Projeto prevê inclusão dos “Direitos da Mulher” na educação básica

Projeto prevê inclusão dos “Direitos da Mulher” na educação básica

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A deputada estadual Amparo Landim (PSD) apresentou Projeto de Lei para incluir o tema ?Direitos da Mulher? no currículo obrigatório da educação básica do Estado do Piauí. O projeto visa inserir o conteúdo escolar dos alunos de 1º e 2º graus das escolas públicas e privadas, a exemplo da Lei Maria da Penha. A finalidade principal é reduzir as formas de violência contra a mulher.

Conforme justificativa da parlamentar, ?a convenção interamericana, de 1994, em Belém do Pará, definiu a violência da mulher como ato ou conduta no gênero que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher?.

A deputada menciona, ainda, dados da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) que, a cada 5 anos a mulher perde 1 ano de vida, vítima de estupro, violência doméstica. Na América Latina de 25 a 50% das mulheres são vítimas de algum tipo de violência. No Brasil, de 1997 a 2007, 41.532 mulheres foram assassinadas. A cada 2 minutos, 5 mulheres são vítimas de violência no Brasil.

De acordo com o artigo 2º do Projeto de Lei, as Escolas Públicas e Privadas poderão trabalhar junto ao Ministério Público Estadual, através do Núcleo das Promotorias Públicas Especializadas no enfrentamento à violência doméstica e familiar, na execução da lei.

A deputada Amparo Landim propõe ainda, que, por iniciativa do Ministério Pú-blico Estadual o Projeto de Lei seja denominado ?Leoneide Ferreira?, artesã, de 32 anos de idade, assassinada pelo ex-marido, que não aceitava o fim do relacionamento. O crime aconteceu dia 31 de agosto de 2009, no bairro Porto Alegre, zona sul de Teresina. A vítima deixou dois filhos adolescentes. O Estado foi omisso no caso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES