Relator vai devolver orçamento ao Executivo para ser adequado ao STF

Deputado Antônio Félix vai devolver a proposição ao Executivo para que sejam acolhidas as propostas encaminhadas pelo TJ-PI, TCE e MP

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O relator do Orçamento Geral do Estado para 2015, deputado Antônio Félix (PSD), vai devolver a proposição ao Executivo para que sejam acolhidas as propostas encaminhadas pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Ministério Público (MP) à Assembleia Legislativa fixando os valores das despesas para o exercício financeiro do ano que vem.

Antônio Félix leu os ofícios encaminhados pelo presidente do TJ-PI, desembargador Raimundo Eufrásio, e da procuradora-geral de Justiça do Estado, Zélia Saraiva, reclamando dos cortes promovidos nos orçamentos dos poderes.

O argumento de ambos é que uma decisão do Supremo Tribunal Federal estabelece que não cabe ao Executivo promover cortes no Orçamento. A competência para ajustar a proposta é do Legislativo. Portanto, a mensagem do governador Zé Filho (PMDB), segundo o desembargador Eufrásio, é inconstitucional, um ofensa à autonomia financeira e administrativa e à independência dos poderes.

Com base nesses argumentos, o presidente do TJ-PI e a procuradora-geral defendem que as propostas orçamentárias sejam apreciadas na forma como foram aprovadas pelos poderes e encaminhadas ao Legislativo.

“O que nos cabe como relator é excluir os cortes e acatar os valores fixados nas propostas dos poderes. Estamos devolvendo a Mensagem ao Executivo para ajuste à decisão do Supremo Tribunal Federal”, adiantou Félix.

Vários deputados se manifestaram sobre o Orçamento do próximo ano. Os deputados Ismar Marques (PSB), Nerinho (PTB), Cícero Magalhães (PT) e Wilson Brandão (PSB) defenderam uma discussão mais aprofundada do tema, que merece atenção pela responsabilidade que tem a Assembleia Legislativa, após a decisão do STF, de estabelecer valores que o Estado possa cumprir ao longo do próximo ano.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES