Roteiro de Dilma Rousseff reforça aliança com o PSB, de Wilson

Roteiro de Dilma Rousseff reforça aliança com o PSB, de Wilson

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente Dilma Rousseff (PT) chega hoje ao Piauí para cumprir a primeira de uma série de visitas a Estados do Nordeste. Além do Piauí, Dilma irá visitar Pernambuco, Paraíba e Alagoas. As visitas acontecem após uma reunião entre a presidente e o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, em Brasília. Não por acaso três dos quatro Estados a serem visitados têm governadores do PSB. A exceção é Alagoas, governado pelo tucano Teotônio Vilela Filho.

O jornal ?O Estado de S. Paulo? revelou ontem os bastidores da conversa en- tre Dilma e Eduardo. A presidente disse ao governador que compreende os movimentos do PSB, o crescimento eleitoral da legenda, mas que isso não interfere na relação com o governo. Depois de fazer esse preâmbulo, Dilma disse ao aliado que concorrerá à reeleição e gostaria de continuar contando com o apoio do PSB.

Ainda sem uma posição definitiva sobre a candidatura do PSB, Dilma sai do Planalto e inicia uma série de viagens pelo Nordeste. Além de atender a setores do PT que acham que a presidente deve aproveitar o momento de alta popularidade para capitalizar o apoio das população, esta movimentação também tem como pano de fundo tentar bloquear as queixas dos gestores estaduais quanto ao tratamento dado pelo Governo Federal aos Estados, que dizem que a presidente não tem a mesma atenção que seu antecessor, o ex-presidente Lula, tinha para com o Nordeste.

Apaziguar os ânimos entre as siglas após as brigas recentes entre as duas legendas por conta do último pleito também é outra motivação das viagens. A avaliação é de que o clima tenso e marcado por críticas é um terreno fértil para que prospere a ideia de uma candidatura própria no interior do PSB ou que, caso isto não aconteça, o até agora aliado venha a apoiar algum adversário na disputa presidencial em 2014.

Oficialmente, as agendas contarão com a inauguração de obras federais e a assinatura de novos convênios. Mas mais do que isto, esta movimentação aponta na direção que a disputa eleitoral de 2014 já está a pleno vapor no início de 2013.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES