Secretário promete apresentar proposta para médicos em maio; Governo está a 0,98% do limite da LRF

Secretário promete apresentar proposta para médicos em maio; Governo está a 0,98% do limite da LRF

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário estadual de Fazenda, Silvano Alencar, afirmou na manhã desta quinta, dia 29, durante audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Piauí que discutiu a paralisação dos médicos vinculados ao Governo do Estado e a Fundação Municipal de Saúde, que a proposta do governador Wilson Martins para a categoria poderá ser apresentada apenas no mês de maio quando deverá ser liberado o empréstimo de 350 milhões de dólares negociado junto ao Banco Mundial e será feito um diagnóstico preciso dos gastos com o pagamento de pessoal ? atualmente a gestão estadual estima gastar 45,57% da receita corrente líquida com a folha de pagamento, menos de 1% [0,98%] do limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal que é de 46,55%.

?O governador disse para mim que é cobrado duplamente nesse caso, por ser governador e ainda por ser médico. No entanto, não é possível ser apresentada uma proposta aqui hoje para mais na frente termos que explicar o não cumprimento dessa proposta. Existe uma crise mundial onde a conta de medidas do Governo Federal, como a isenção da IPI para a ?linha branca? atinge de forma incisiva as contas dos Estados. Há dificuldades. A condição fiscal do Estado não permite uma negociação agora?, disse Silvano.

O secretário estadual de Administração, Paulo Ivan, reforçou o discurso de Silvano Alencar lembrando que o Piauí e mais 14 outros Estados enfrentam problemas com a Lei de Responsabilidade Fiscal. ?O Piauí sempre teve e terá por muito tempo problema financeiro, mas o grande problema atualmente é o fiscal. O Governo do Estado está a 0,98% de atingir o limite estabelecido para gastos com pagamento de pessoal. Esse percentual foi conseguido através de um levamentamento estimado feito mensalmente pela gestão estadual. O número exato será identificado apenas quando se fechar o quadrimestre em maio?, disse Ivan.

O governador Wilson Martins enviou, no dia 19 de março, um ofício a categoria médica informando a aproximação do limite fiscal e se comprometendo a apresentar uma proposta adequada para a categoria no mês de março, com uma recuperação salarial real para os próximos anos no Estado.

Os representantes da categoria médica se reuniram antes da audiência pública com o desembargador Erivan Lopes, que decretou a ilegalidade do movimento grevista, e anunciaram que já retornaram ao trabalho nos hospitais do Governo do Estado, mas continuarão o movimento nas unidades de saúde da Prefeitura de Teresina. O Sindicato dos Médicos do Piauí (Simepi) quer estabelecer o piso no valor de R$ 9.188,22, conforme aprovado pela Federação Nacional dos Médicos (Fenam).

A audiência pública contou com a presença de representantes do Sindicato dos Médicos do Piauí (Simepi), Conselho Regional de Medicina (Crm) e Associação Piauiense de Medicina (Aspimed), dos secretários estaduais Paulo Ivan (Administração) e Silvano Alencar (Fazenda), além de representantes da Fundação Municipal de Saúde (Fms) e da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES