STF extingue processo contra eleição de Lilian Martins para TCE

STF extingue processo contra eleição de Lilian Martins para TCE

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Cezar Peluso negou e extingui ação direta de inconstitucionalidade, com pedido liminar, proposta pela Fundação Nacional de Combate a Corrupção, Defesa da Cidadania, Meio Ambiente e Proteção ao Consumidor ? Fnccodb, que pedia a cassação da eleição da conselheira Lilian Martins para o Tribunal de Contas do Estado. A ação pedia a impugnação do artigo 7º da Constituição do Estado do Piauí e do § 4º do artigo 219 do Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Piauí estabelecendo respectivamente, que compete ao Governador de Estado a nomeação apenas dos membros do Tribunal de Contas do Estado por ele indicados, cabendo à Mesa Diretora da Assembleia legislativa a nomeação dos demais Conselheiros.

Nesse sentido, a autora alegava ofensa aos artigos 2º, 75 e 84, XV, da Constituição da República, pois violariam o princípio constitucional da separação e harmonia entre os Poderes e, por simetria ao modelo federal, usurpariam competência do Governador de Estado para nomear todos os Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado.

O ministro alegou que a entidade não possui legitimidade para ingressar com a ação uma vez que não se enquadra no conceito de entidade de classe de âmbito nacional, por ser constituída de pessoas que exploram atividades econômicas nas categorias de arte e cultura, treinamento e gerenciamento profissional, organização de feiras, congressos, exposições e festas, serviços advocatícios, apoio à educação e ensino desportivo, além de outras não especificadas, em Teresina.

?Ante o exposto e, com fundamento no art. 4º, caput, da Lei nº 9.868/99, art. 21, § 1º, do RISTF, e 267, inc. I, do CPC, julgo extinto o processo, sem resolução de mérito, prejudicado o exame do pedido Liminar?, decidiu Cezar Peluso.

- - CLIQUE E CONFIRA ÍNTEGRA DA DECISÃO DO MINISTRO CEZAR PELUSO



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES