TCE oficializa vacância de cargo de conselheiro à AL

TCE oficializa vacância de cargo de conselheiro à AL

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) oficializou ontem à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) a vacância no cargo de conselheiro, em consequência da morte de Xavier Neto, ocorrida no inicio do mê, vítima de um acidente aéreo no município de Eliseu Martins. O ofício do TCE será lido na sessão de hoje, adiantou o presidente da Assembleia Legisltiva, deputado Themístocles Filho (PMDB). Oficializada a vacância, o presidente tem prazo de 30 dias para realizar eleição para conselheiro, segundo o regimento interno da Casa.

?Estávamos aguardando a família enviar o atestado de óbito do conselheiro Xavier Neto, para comunicar oficialmente a Assembleia Legislativa do Piauí. A família trouxe o atestado quinta-feira depois da última sessão, e tivemos que aguardar a sessão desta quarta-feira para homologar a vacância da vaga?, afirmou o presidente do TCE-PI, Kennedy Barros.

?A Assembleia deve publicar nos próximos dias o edital, para que as pessoas que se adequem as exigências do cargo possam se inscrever. Toda a escolha é feita pela Assembleia, que analisa os perfis dos candidatos, selecionando aqueles que se adequem em todos os requisitos, e votam no plenário?, explicou.

De acordo com a Constituição Federal, para ocupar a vaga o candidato deve ter entre 35 e 60 anos, reputação ilibada, notório saber jurídico, além de ter conhecimentos sobre economia, finanças, contabilidade e administração pública, possuir dez anos de vida pública, e ter ficha limpa.

CANDIDATO

O Procurador-Chefe do Ministério Público de Contas do TCE, José Araújo Pinheiro Júnior, comunicou que irá concorrer à vaga de Conselheiro. Ele disse que recebeu uma representação para que o Ministério Público acompanhe o processo de eleição, a fim de que, também neste caso, sejam observados os princípios da Lei da Ficha Limpa. Pinheiro Júnior disse que, como colocou o nome à disposição para concorrer à vaga, irá repassar a representação para outro procurador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES