Teresina recebe Fórum Nacional de Juizados Especiais

Teresina recebe Fórum Nacional de Juizados Especiais

Avalie a matéria:
Solenidade marca abertura do Fórum Nacional de Juizados Especiais | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina será sede nos próximos três dias do Fórum Nacional de Juizados Especiais ? Fonaje reunindo todos os dirigentes de juizados especiais cíveis e criminais, trazendo à cidade as últimas palavras em mediação e conciliação. O fórum trás como tema ?Juizados Especiais: Estruturação do Sistema?.

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Edvaldo Moura, abriu o evento na noite de ontem voltando a firmar seu entusiasmo pela cultura da mediação e da pacificação, não só como solução para o problema da celeridade dos trâmites processuais, mas também como agente transformador da cultura e da democracia na sociedade moderna no País. O presidente nacional do Fonaje, Joaquim Domingos de Almeida Neto e o coordenador local do fórum, desembargador José James, falaram da promoção do intercâmbio de experiências e ideias, acreditando na melhoria das práticas e funcionamentos do JECCs por todo Brasil.

O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), desembargador Henrique Nelson Calandra, discursou em nome dos homenageados do evento, citando a importância da valorização do trabalho dos magistrados como incentivo e reconhecimento para com uma profissão que muitas vezes pode custar o preço de uma vida.

No seu pronunciamento, Calandra destacou que acompanhou a instalação e a criação do primeiro Juizado Especial no Brasil. ?Trabalhei na elaboração dos primeiros passos desse movimento. Fico feliz por ver que a jornada tão longa tem atendido de modo muito eficiente à população brasileira. O melhor setor avaliado dentro do Poder Judiciário é o Juizado Especial, e Teresina é um polo novo de desenvolvimento brasileiro, com grandes índices de trabalho e produção em todos os setores, uma cidade que recebe o movimento de braços abertos?, disse Calandra.

HOMENAGENS - Receberam a insígnia Colar do Mérito Judiciário do Tribunal de Justiça o ministro Marco Aurélio Buzzi e o desembargador Jamil de Miranda Gedeon Neto, do TJ-MA. Com a Medalha do Mérito Conselheiro Coelho Rodrigues, da Amapi, foi agraciado o desembargador Henrique Nelson Calandra. O Capitão-de-Fragata Paulo Maurício Rodrigues de Sousa e o dr. Renato Araribóia de Britto bacelar receberam a Medalha Helvídio Clementino de Aguiar, também da AMAPI. Os desembargadores Eulália Pinheiro, Sebastião Martins, Fernando Mendes, José James Pereira e o juiz auxiliar da presidência do TJPI, José Vidal de Freitas Filho receberam a Medalha do Mérito da Justiça Itinerante Desembargador Berilo Pereira da Mota.

PALESTRAS - Abrindo o ciclo de palestras, o ministro Marco Aurélio Buzzi discorreu sobre importância dos JECCs na atual conjuntura do Judiciário brasileiro, seus desdobramentos e aperfeiçoamentos; a criação de novos paradigmas e visões em relação à cultura da conciliação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES