TJ arquiva ação judicial sobre vacância no TCE

TJ arquiva ação judicial sobre vacância no TCE

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Justiça do Piauí indeferiu o pedido de mandado de segurança impetrado pelo deputado estadual Antônio Félix contra o Tribunal de Contas do Estado do Piauí. Em seu pedido, o parlamentar alegou que a presidente do TCE-PI, Waltânia Alvarenga, estaria praticando um ato omissivo em não declarar a vacância do cargo de conselheiro, vago com a aposentadoria do Conselheiro Anfrísio Lobão.

Eis que o relator do mandado de segurança, Desembargador Joaquim Santana, analisando o pedido do parlamentar, entendeu ser o mesmo carente de legitimidade para intentar tal demanda que pertence ao direito coletivo.

O magistrado, indeferindo a particular pretensão do parlamentar, e não reconhecendo qualquer violação de direito, chamou atenção para o fato de que o Conselheiro Anfrísio Neto Lobão Castelo Branco antes de ser atingido pela aposentadoria compulsória protocolou junto à Corte de Contas pedido de APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA, “na qual deve passar por um processo de verificação de preenchimento” que, indubitavelmente, “exige um maior prazo para a sua apreciação”.

Também na mencionada decisão ficou consignado e reafirmado o entendimento de que o Tribunal de Contas afigura-se em órgão INDEPENDENTE NA PRÁTICA DE SEUS ATOS ADMINISTRATIVOS, “competindo apenas observar aos princípios da Administração Pública”, além do que não cabe ao Poder Judiciário “imiscuir-se na esfera do Tribunal de Contas a determina-lo a declarar vacância” de seus cargos.

Na decisão judicial, ainda restou explicado “que a escolha de um Conselheiro do Tribunal de Contas, cuja função é de juntamente com o legislativo fiscalizar o executivo, não diz respeito ao interesse de quem vislumbra a vaga, mas relaciona-se ao direito da sociedade a um processo ileso, obedecendo às regras constitucionais e legais”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES