TRE conclui julgamento e 53 candidatos ficam de fora das eleições

TRE conclui julgamento e 53 candidatos ficam de fora das eleições

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O TRE-PI encerrou, na última terça-feira, 05, o prazo final para o julgamento de registros de candidaturas no pleito deste ano, somando 24 renúncias e 29 indeferimentos. 

Os candidatos a vice-governador na chapa de Lourdes Melo (PCO), Cloves José dos Santos, e a senador, Aldir Nunes (PCB), tiveram os registros de candidatura indeferidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). 

A decisão ainda cabe recurso. No caso de Cloves, faltou a comprovação de filiação partidária no prazo mínimo de um ano, determinado pela Justiça Eleitoral.

A quantidade total de renúncias chegou a 24, sendo 18 de candidatos a deputado federal (de um total de 112 candidatos), e seis de candidatos a deputado estadual (de um total de 247 candidatos). 

Os registros indeferidos de candidatos a deputados estaduais foram 20 e de deputado federal somaram sete indeferimentos. Os partidos políticos ou as coligações que tenham candidatos às eleições gerais de 2014 poderão substituí-los em caso de registro indeferido, inclusive por inelegibilidade, cancelado, ou cassado, ou, ainda, que renunciar ou falecer após o final do prazo do registro. 

A regra vale também para candidatos que tenham sido expulsos dos partidos a que pertençam. Nas eleições proporcionais (deputado federal, estadual e distrital), a substituição só será efetivada se o novo pedido for apresentado até 60 dias antes do pleito, ou seja, até ontem 6 de agosto. Em caso de falecimento de candidato, a substituição poderá ser efetivada após esse prazo.

THEMÍSTOCLES – O TRE-PI também julgou improcedente impugnação ao registro de candidatura do deputado Themístocles Sampaio Pereira Filho, presidente da Assembleia Legislativa do Piauí. 

A impugnação foi proposta pelo Procurador Regional Eleitoral, sob o argumento de que o candidato teve suas contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI), por irregularidade insanável. Themístocles presentou, em sua defesa, a concessão de liminar, deferida pelo desembargador José James Gomes Pereira, que suspendeu a decisão do TCE.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES