Vale do Sambito apresentará propostas para o Piauí 2050

Vale do Sambito apresentará propostas para o Piauí 2050

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Planejamento (Seplan) vai ouvir do Vale do Sambito que propostas econômicas poderão ser incorporadas ao Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável (PDES).

Na 8ª rodada do fórum "Piauí 2050: O futuro que a gente quer", a sociedade daquele território vai apontar quais são suas prioridades, considerando suas vocações e potencialidades. O fórum será realizado no Colégio Santo Antônio, no município de Valença.

Composto por 15 municípios, o Vale do Sambito destaca-se pelo turismo religioso, com a peregrinação ao Santuário Santa Cruz dos Milagres, que atrai romeiros de todo o Brasil.

Atividades econômicas, como agricultura familiar, com o cultivo da mandioca, caju, horticultura e fruticultura irrigada, além da apicultura e ovinocaprinocultura também são segmentos relevantes para a região.

Para o secretário de Planejamento, Cezar Fortes, nas rodadas anteriores, observa-se a valorização pela identidade local, o que é significativo na construção do Plano.

"As pessoas têm uma visão macro, mas sem esquecer suas especificidades, suas raízes, o que é bastante positivo, já que estamos construindo um Plano em parceria com os piauienses, com as suas necessidades, seus desejos e an- seios", ressalta.

Fortes explica ainda que a educação é convergência entre todos os territórios, mostrando seu papel estratégico para o desenvolvimento. Por isso, na elaboração do Plano, a educação é posta em duas linhas de trabalho, como capital humano, para atração de investimentos, e na formulação de políticas públicas e programa de desenvolvimento econômico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES