Wellington Dias acredita que divisão dos royalties será votada até 15 de julho no Congresso

Wellington Dias acredita que divisão dos royalties será votada até 15 de julho no Congresso

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador Wellington Dias acredita que a Lei dos Royalties (PL 2565/11), de sua autoria, que estabelece novos critérios para a distribuição da arrecadação decorrente da exploração de petróleo será votada antes do recesso na Câmara dos Deputados, portanto, até o dia 15 de julho. O atraso na votação é um dos principais entraves para a realização da 11ª rodada de licitações de áreas exploratórias pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

O piauiense aponta há seis medidas provisórias trancando a pauta - entre elas, algumas polêmicas. Mesmo assim o senador acredita que todas deverão ser votadas nas próximas duas semanas, abrindo espaço para a votação do projeto de Lei dos Royalties, que tramita em regime de urgência. "A possibilidade é grande", afirmou o senador a Agência Estado, destacando, no entanto, que o comportamento do Congresso pode ser imprevisível.

Segundo Wellington Dias, 350 parlamentares assinaram o regime de urgência e, em sua maioria, deve votar a favor do texto. São necessários 257 votos para aprovação. "Temos ampla maioria", disse. Wellington Dias também descartou um possível veto pela presidente Dilma Rousseff. A expectativa é de que o projeto receba um substitutivo na Câmara e volte para o Senado apenas para a redação final do texto, disse Dias.

O substitutivo deve alterar de 2010 para 2011 o ano base de referência para a compensação dos estados produtores, especialmente Rio de Janeiro e Espírito Santo, para que não haja perdas financeiras para eles. Em 2011, os dois estados receberam R$ 14 bilhões ao todo em participações governamentais. Pela proposta, RJ e ES recebem o piso mais uma fatia do fundo especial, como todos os outros estados.

Pela parte da União, foi acordada a redução da parcela dos royalties de 30% para 20%, e das participações especiais de 50% para 46%.O senador participa, no Rio, de congresso sobre o pré-sal, que reúne especialistas da área.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES