Apoliana Oliveira

Comentarista de política do Jogo do Poder. Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí.

219 municípios não informam gastos na saúde e podem ter FPM suspenso

Gestores podem ainda ser punidos e responsabilizados por improbidade administrativa

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por não terem enviado o relatório do 6º bimestre de 2020 ao Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops), 219 municípios do Piauí serão notificados e correm o risco de não receber transferências federais.

O primeiro prazo para o envio dos dados encerrou dia 30 de janeiro e até essa quarta-feira (03) apenas as cidades de Socorro do Piauí, Santana do Piauí, Flores do Piauí, Guadalupe e Nossa Senhora de Nazaré tinham homologado seus relatórios.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Em nota, a Confederação Nacional dos Municípios alertou que além do bloqueio de recursos como o Fundo de Participação, os gestores podem ainda ser punidos e responsabilizados por improbidade administrativa. 

Após serem notificados, os municípios têm ainda 30 dias para regularizarem a situação. Contudo, a partir de 2 de março, se persistir o status de não envio ou homologação do relatório, as transferências serão suspensas. O desbloqueio dos valores é feito mediante a atualização das informações.

Sobre o Siops

O Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde foi criado e é operacionalizado pelo Ministério da Saúde, e constitui importante instrumento na garantia da execução de ações e serviços públicos de saúde.

É de alimentação obrigatória e tem acesso público e possibilita o acompanhamento e monitoramento da aplicação de recursos em saúde, no âmbito da  União, Estados, Distrito Federal e Municípios, sem prejuízo das atribuições próprias dos Poderes Legislativos e dos Tribunais de Contas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES