Apoliana Oliveira

Comentarista de política do Jogo do Poder. Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí.

Exclusivo A última chance de JVC... e a do PSDB

Marconi Perillo, presidente nacional do PSDB, chega a Teresina na próxima segunda-feira para definir o rumo dos tucanos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

João Vicente Claudino terá a chance de convencer Marconi Perillo de que sua pré-candidatura a prefeito não é só "história pra boi dormir". Será na segunda-feira (11), quando o presidente nacional do PSDB desembarca em Teresina, para debater com os líderes tucanos no estado sobre o destino da sigla nas eleições municipais.

Um espaço na agenda de Perillo foi reservado para o empresário, que teve seu nome lançado por Edson Melo, Augusto Basílio, Kleber Montezuma e companhia. Até agora, ninguém botou fé na pré-candidatura, já que o ato no Plenarinho da Câmara de Teresina estava lotado de 'silvistas', a começar por Marco Antônio Ayres, um dos coordenadores da pré-campanha de Sílvio Mendes. Um dos que lá estava admite "em off" à coluna: "Ele quer ser mesmo é vice do Sílvio"

Só pra lembrar

O diretório estadual do PSDB anunciou apoio a Fábio Novo, pré-candidato do Partido dos Trabalhadores a prefeito da capital. Tudo devidamente relatado ao próprio Perillo. Mas, desde então, João Vicente tem feito investidas junto à nacional, defendendo que o partido tenha candidatura própria na capital piauiense. Ciro Nogueira (PP) até tentou ajudar, mas tirou o pé do acelerador.

Segundas intenções

Perillo poderia apoiar uma candidatura do PSDB? A resposta é sim. Mas é cristalino que as investidas de Edson, João Vicente e Ciro não têm interesse no fortalecimento do partido, mas sim em levar a marca tucana para o palanque de Sílvio Mendes. Afinal, o ex-prefeito perdeu o apoio da legítima representante do legado político de Firmino Filho, a deputada estadual Bárbara do Firmino.

Escanteio

Nem mesmo espaço na chapa o PSDB teria, já que Sílvio vai concorrer pelo União Brasil e, terá na vice [ao que tudo indica, Ismael Sílva pelo Progressistas. Ou seja, JVC está fora desta estratégia. Não é de hoje que a coluna alerta.

Estratégia proporcional

Enquanto isso, pré-candidatos a vereador interessados em concorrer pelo PSDB aguardam pela palavra final de Perillo, que será dada em uma coletiva no final da tarde de segunda-feira. Se tivesse que apostar, JVC não vai convencer o chefão do PSDB.

Aos tucanos, cada vez mais depenados e correndo o risco de serem extintos em Teresina (e no Piauí), restará a única opção possível para terem chances de sobrevivência: subir no palanque de Fábio Novo (PT). E vai ser assim.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES