Apoliana Oliveira

Comentarista de política do Jogo do Poder. Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí.

Camilo Santana confirma retomada de 113 obras da educação no Piauí

A informação foi confirmada em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, da EBC, com participação da Rádio Meio Norte

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou que os municípios piauienses incluíram 113 obras inacabadas ao Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica. A informação foi dada em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, da EBC, que nesta quarta-feira (31) contou com a participação da Rádio Meio Norte. 

Ao todo, explica Camilo, 175 obras no Piauí, custeadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), foram encontradas paralisadas pelo governo Lula. Em todo o país, eram mais de 5.600. Com o Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica, anunciado no ano passado via Medida Provisória, permite corrigir o valor das obras, algumas paralisadas há mais de 7 anos. Parte das obras serão relicitadas para a correção do valor pelo Índice Nacional da Construção Civil.

Só no ano passado, o Ministério da Educação (MEC) concluiu 631 obras que estavam em andamento. O que foi possível graças à estipulação de critérios objetivos pelo Governo Federal, para o pagamento dos recursos pelo FNDE. “Fui governador do Ceará e precisei entrar na justiça, no Supremo Tribunal Federal, para receber os recursos que o FNDE devia às obras do meu estado. No governo passado, só pagava, quem eles queriam”, diz o ministro.

O primeiro passo, segundo ele, foi estabelecer um “critério republicano”, que permitiu pagar em 2023 mais que o dobro de 2022 às obras custeadas pelo Fundo.

"Para obras paralisadas e inacabadas, esse passivo, fizemos uma lei, e agora estamos retomando, as obras que estavam em encaminhamento, colocar todas em dia, pagar o atrasado e manter o pagamento em dia para que não paralisem mais, e as novas obras que serão agora anunciadas, a primeira leva de novas obras para a educação básica, para que a gente possa concluir", explica Camilo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES