Apoliana Oliveira

Comentarista de política do Jogo do Poder. Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí.

Crise no transporte | O debate sobre quem veio primeiro: a galinha ou o ovo

Vereadores da oposição cobram do município solução para o impasse e lamentam a queda de braço da PMT com as empresas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na sessão desta quarta-feira (30/06), da Câmara de Vereadores de Teresina, a oposição - ou um ensaio dela - cobrou do município uma resposta rápida para solucionar a crise do transporte público

Em discurso, o vereador Evandro Hidd (PDT) lamentou o impasse entre a prefeitura e os empresários no debate que tem como palco CPI que tramita na Câmara. Uma queda de braço que, para o vereador, não tem trazido resultados práticos. Em especial no que diz respeito ao pagamento ou não de subsídio para as empresas que hoje operam na capital.

“Nós já estamos passando por esse problema há um bom tempo. Já chegou-se a discutir aqui quem nasceu primeiro, se foi a galinha ou o ovo. Fala-se em uma nova licitação. Tudo bem. Toda licitação vai ter que ter um subsídio por parte do município, ou então vai ter que aumentar a passagem de ônibus”, afirma Hidd.

O vereador Aluísio Sampaio (Progressistas) não só cobrou uma solução imediata para garantir o atendimento ao usuário, como admitiu a necessidade de mudar o atual modelo de operação das empresas, falando até em rompimento do contrato. “Acho que a solução, ela tem que ser dividida em pelo menos duas etapas. A primeira etapa, é botar pra andar. E a segunda etapa, se for o caso, é romper [o contrato] e fazer tudo de novo”, destacou.

Para Aluísio Sampaio, primeiro passo é garantir o pleno funcionamento do sistema. Foto: Reprodução/Instagram

Também na sessão, o vereador Edson Melo (PSDB) confirmou a entrega de um relatório, elaborado por técnicos e ex-gestores da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, com ideias para solucionar os problemas.

Ele garante que o ato não tem conotação política e que a decisão a ser tomada, para por fim ao impasse, cabe à prefeitura.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES