Apoliana Oliveira

Comentarista de política do Jogo do Poder. Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí.

Elisabeth Sá debate com Dr. Pessoa prioridades na atuação da Semam

Um dos principais pontos debatidos foi a revitalização do Rio Poti

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A secretária de Meio Ambiente, Elisabeth Sá, foi recebida em audiência pelo prefeito Dr. Pessoa (MDB) no Palácio da Cidade, nesta terça-feira (05/01), para debater demandas prioritárias da pasta na nova administração.

Esse foi o primeiro encontro de trabalho da gestora com o prefeito, em reunião que contou também com a presença do secretário de Governo, Adolfo Nunes, e do deputado estadual Henrique Pires (MDB).

Um dos principais pontos debatidos foi a revitalização do Rio Poti. O prefeito quer aproveitar o potencial turístico e produtivo do rio, para favorecer em especial a agricultura familiar. Neste aspecto, Pessoa voltou a falar na criação do canal de transposição do Rio Parnaíba para o Poti para favorecer a irrigação em áreas de plantio.

Segundo a secretária, o prefeito também questionou o fato de que boa parte do que é comercializado no Mercado do Peixe da capital venha de fora, e defendeu que a pasta atue para que a pesca nos rios da capital sejam consolidadas como fonte de renda.

"E da nossa parte, falei da intenção de fazer com que a população de Teresina conheça a beleza dos nossos rios. Nós temos duas cachoeiras, são pequenas, mas lindas, e pouca gente conhece. No passeio que fiz pelo rio [Poti], vi muitas garças, e que a nossa mata ciliar é preservada", disse Elisabeth.

Em relação à preservação dos rios, a secretária afirmou que a Semam vai continuar com o projeto de limpeza e controle dos aguapés. Ação conjunta com o trabalho de fiscalização e de despoluição das águas do Poti.

A gestora quer ainda incentivar práticas esportivas e trabalhar na elaboração do Código Ambiental, que até hoje Teresina não tem, para garantir maior segurança jurídica nas ações da Secretaria e na liberação de licenças.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES