Apoliana Oliveira

Comentarista de política do Jogo do Poder. Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí.

PMT negocia com engenheiros, que estão há um mês sem liberar alvarás

Admilson Brasil, secretário de Finanças da Prefeitura de Teresina, diz que está em diálogo com a categoria e que a negociação será retomada na próxima semana

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os engenheiros e arquitetos da prefeitura de Teresina estão, desde o dia 1º de fevereiro, trabalhando em estado de greve, com “liberação zero” de alvarás, “Habite-se” ou qualquer outro processo construtivo na capital. A categoria reivindica a atualização do seu plano de cargos e carreira, apontando defasagem de até 33% nos vencimentos.

Nesta sexta-feira (10/03), a categoria se reuniu com o presidente da Câmara de Vereadores, Enzo Samuel, buscando a intermediação do Legislativo no diálogo com o Palácio da Cidade, que já se arrasta há quase um ano.

Já chegamos ao ponto de fechar as negociações. Os engenheiros e arquitetos estão trabalhando, mas não liberam alvarás, as medições para o faturamento das empreiteiras, o que impacta nas obras em Teresina”, explica Florentino Filho, presidente do Sindicato dos Engenheiros do Piauí.

Ele diz ainda que as recentes mudanças no comando da Secretaria de Governo e da Secretaria de Finanças acabaram emperrando as negociações.

O vereador Aluísio Sampaio (Progressistas), que participou da reunião, alerta que a situação pode emperrar o andamento de processos do Programa Minha Casa, Minha Vida. “Tem impacto em vários setores, porque a construção civil é transversal. [Impacta] em hospitais, obras estruturantes, inclusive do Minha Casa, Minha Vida, que pode ser prejudicado se essa greve não terminar, porque os prazos de aprovação destes projetos já estão em curso”, explica.

IMPACTO FINANCEIRO

Ouvido pela coluna, Admilson Brasil, secretário de Finanças da Prefeitura de Teresina, diz que está em diálogo com a categoria e que a negociação será retomada na próxima semana. Tempo necessário para que a pasta finalize o estudo do impacto financeiro do reajuste pedido pelos profissionais.

“Estou até surpreso. Fiquei de retornar a negociação na outra semana. Eles nos apresentaram três propostas, nós estamos avaliando e disse, na oportunidade, que quem toca qualquer município são duas categorias: os engenheiros e os assistentes sociais. E são duas categorias que o prefeito Pessoa tem bons olhos e nos mandou fazer um estudo de como iremos dar o aumento deles”, afirma Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES