Apoliana Oliveira

Comentarista de política do Jogo do Poder. Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí.

Lula assina aposentadoria de Ricardo Lewandowski; advogados são favoritos

O decreto tem efeitos a partir do dia 11 de abril, conforme pedido do próprio ministro do STF

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Está publicado no Diário Oficial da União, edição desta quinta-feira (06/04), o decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que concede aposentadoria ao ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal. 

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O decreto tem efeitos a partir do dia 11 de abril, conforme pedido do próprio ministro, que na semana passada anunciou à imprensa que decidiu antecipar sua aposentadoria em um mês. Na data, Lewandowski completa 75 anos. 

No comunicado aos jornalistas, ele afirmou que com a aposentadoria, vai iniciar um novo ciclo em sua vida, dedicando-se aos compromissos profissionais e acadêmicos, após 17 anos no STF.

SUCESSOR

O novo ministro da Corte Suprema será escolhido pelo presidente Lula, o primeiro em seu terceiro mandato. Lewandowski diz não ter tratado com o presidente sobre o seu sucessor.

Pelo menos dois nomes são apontados como favoritos. O primeiro deles é o advogado Cristiano Zanin Martins, que defendeu o petista em processos no âmbito da operação Lava-Jato.

O segundo cotado é Manoel Carlos de Almeida Neto, também advogado, que trabalho no gabinete de Lewandowski e ocupou a secretária-geral do Supremo. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES