Apoliana Oliveira

Comentarista de política do Jogo do Poder. Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí.

Ministro de Lula volta a criticar o BC: “A quem interessa essa agiotagem?”

Para Wellington Dias, que coordena a execução de programas sociais importantes do governo Lula, como o próprio Bolsa Família, a redução dos juros é essencial para “tirar gente da pobreza”

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias (PT), voltou a cobrar do Banco Central a redução da taxa básica de juros, que segue no patamar de 13,75% ao ano. Para Dias, que coordena a execução de programas sociais importantes do governo Lula, como o próprio Bolsa Família, a redução dos juros é essencial para “tirar gente da pobreza”.

“A economia voltou a crescer, o país voltou a ter um ambiente de confiança. E a gente ainda tem a trava dos juros. A inflação está caindo, as contas públicas estão melhorando. Nada justifica essa taxa de juros do Banco Central. Os juros hoje estão matando o comércio, a indústria e a agricultura. Temos um país com vontade de crescer”, afirmou o ministro em entrevista concedida no último sábado (17), em visita a obras em Teresina, no Piauí.

Mesmo sem citar Campos Neto, presidente do BC, Wellington direcionou as críticas à direção do banco, apontando o “olhar atrasado”, sem descartar a possibilidade de uma ação política na insistência em manter o patamar da taxa Selic, mesmo com a queda da inflação.

“É uma ação que parece política, de prejudicar o país. Isso não é razoável. A quem interessa essa agiotagem? Qual o sentido de 9% de juros acima da inflação?”, indagou o  ministro, citando em seguida o empenho do governo Lula em encontrar, através da própria rede bancária, um caminho para baratear os juros. “Temos um programa de inclusão socioeconômica e precisamos de juros baixos para tirar gente da pobreza”, completou Wellington.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES