Apoliana Oliveira

Comentarista de política do Jogo do Poder. Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí.

Pedido de vista adia decisão sobre veto a reajuste de servidores da FMS

Medida garante prazo para que o Palácio envie um novo projeto para discutir o reajuste salarial da categoria, com efeito a partir de fevereiro

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cinco vereadores pediram vista ao veto parcial do Palácio da Cidade ao Projeto de Lei Complementar 181/2023, a respeito da emenda que trata sobre o reajuste salarial dos técnicos em radiologia, educadores físicos e psicólogos da Fundação Municipal de Saúde.

O “remédio” foi uma alternativa do Plenário, para evitar o confronto de direto com o prefeito Dr. Pessoa (Republicanos). Sem a sinalização do líder, vereador Antônio José Lira (Republicanos), de que o veto seria retirado de pauta, o vereador Deolindo Moura (PT) puxou o pedido de vista, que foi acompanhado pelos colegas Pollyana Rocha (PV), Evandro Hidd (PDT), Fernanda Gomes (Solidariedade) e Luiz Lobão (MDB).

Com prazo de três sessões para que o texto volta à pauta, os vereadores entendem ser tempo suficiente para que o Palácio envie um novo projeto para discutir o reajuste salarial da categoria, com efeito a partir de fevereiro do próximo ano. A previsão da Secretaria Municipal de Governo é de que o texto chegue à Casa em 15 dias.

A vista ao texto foi apoiada pelos profissionais de saúde, que estavam presentes no Plenário da Câmara.

O veto já tinha sido motivo de debate na sessão de ontem da Câmara. Ao final das discussões em Plenário, a base foi chamada ao Palácio da Cidade para discutir a questão. Lá, o compromisso firmado foi de que o reajuste seria garantido, mas somente em 2024.

O acordo incluía a retirada do veto da pauta até que o novo texto do Executivo fosse enviado. Porém, a base foi surpreendida com a manutenção do veto na pauta. Restou então a opção de apresentar vista ao texto, como forma de garantir que o Palácio cumpra o compromisso firmado com a base.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES