Apoliana Oliveira

Comentarista de política do Jogo do Poder. Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí.

Exclusivo PP e Republicanos podem 'adiantar' federação enquanto aguardam pelo UB

Mega-federação que deve reunir Progressistas, União Brasil e Republicanos continua nos planos do Centrão no Congresso

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A mega-federação que deve reunir Progressistas, União Brasil e Republicanos continua nos planos do Centrão no Congresso Nacional. A articulação nos últimos meses tem sofrido altos e baixos e, agora depois do Carnaval, as conversas entre os líderes dos três partidos foi retomada. E a possibilidade de que a federação aconteça aos poucos, de maneira "fatiada", deu um novo gás às articulações.

Foto: Pedro Valadares/Câmara dos Deputados

Enquanto o União Brasil não efetiva a troca do comando nacional, a ideia é antecipar a federação já com o Progressistas, de Ciro Nogueira e Arthur Lira, e o Republicanos de Marcos Pereira. Os líderes já consultaram a Legislação Eleitoral e confirmaram que a estratégia é possível.

E quando Antônio Rueda for confirmado (se for) substituto de Luciano Bivar no comando do União, os três partidos então concluiriam o processo de federação.

PRAZO

Para que tenham validade no pleito de outubro deste ano, novas federações precisam ser registradas junto ao Tribunal Superior Eleitoral até o dia 6 de abril, exatos seis meses antes da eleição, que coincide com o prazo para que os candidatos registrem filiação. Juntos, os três partidos teriam uma bancada no Congresso de mais de 160 deputados federais e 17 senadores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES