Apoliana Oliveira

Comentarista de política do Jogo do Poder. Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí.

PSDB aciona o STF para anular eleição antecipada na ALEPI

No caso do Piauí, a antecipação da eleição definiu como presidente para o biênio 2025/2026 o deputado estadual Severo Eulálio (MDB)

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O PSDB ingressou com Ações Diretas de Inconstitucionalidade junto ao Supremo Tribunal Federal, questionando artigos das constituições do Piauí e da Paraíba que antecipam em dois anos a eleição de segundo biênio para os cargos da Mesa Diretora das Assembleias Legislativas nos dois estados.

No caso do Piauí, a antecipação da eleição definiu como presidente para o biênio 2025/2026 o deputado estadual Severo Eulálio (MDB). No mesmo dia, o atual presidente, Franzé Silva (PT), foi eleito para o biênio que encerra em 2024.

Nos dois casos, os dispositivos questionados  preveem que a escolha dos parlamentares que comporão o comando do Legislativo Estadual no segundo biênio dos mandatos ocorrerá na mesma sessão legislativa definida para a eleição do primeiro biênio.

Para o PSDB, há violação dos princípios  democrático e republicano, ao comprometerem a contemporaneidade das eleições e o dever de fiscalização e avaliação dos deputados estaduais pelos seus pares.

Em um trecho da ação, o partido argumenta, por exemplo, que há deputados no exercício do mandato que, em 2024, poderão concorrer às eleições municipais e, uma vez eleitos, traz como consequência a modificação das cadeiras no parlamento.

Além da suspensão dos dispositivos, a legenda pede a suspensão dos resultados das eleições para as Mesas Diretoras para o segundo biênio da legislatura de 2023-2026 das Assembleias Legislativas da Paraíba e do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES