Apoliana Oliveira

Comentarista de política do Jogo do Poder. Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí.

Quatro nomes despontam na disputa pela presidência da Assembleia

Eleição da Mesa Diretora acontece só no dia 15 de fevereiro, mas já movimenta os bastidores do Legislativo Estadual

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a definição da nova bancada de deputados na Assembleia Legislativa do Piauí, a eleição da Mesa Diretora é que agora movimenta os bastidores. Na Casa, quatro nomes já aparecem como propensos candidatos à disputa pela presidência do Legislativo Estadual, que está marcada para o dia 15 de fevereiro de 2023.

Quem sai na frente - cotado antes mesmo da eleição do último domingo - é o emedebista Severo Eulálio. "Estamos aí", disse ao ser questionado pelo blog se seu nome estava à disposição do partido.

Severo Eulálio é hoje o nome mais forte na disputa pela presidência da Alepi. Foto: Apoliana Oliveira/Portal MN

Mas ainda no MDB, outros dois nomes tentam se projetar. Um deles, segundo apuramos, é o deputado reeleito Georgiano Neto. Apesar de não admitir candidatura, lembra que o seu partido saiu forte da eleição "Tem 9 parlamentares, a segunda maior bancada e, naturalmente, o partido que reúne as condições de pleitear também essa indicação".

Agora no MDB, Georgiano diz que o partido tem força para pleitear a presidência da Mesa. Foto: Apoliana Oliveira/Portal MN

O terceiro emedebista é João Mádison, que ressalta: o novo presidente não pode ser um nome empurrado de baixo para cima. "Nós queremos continuar com a presidência desta Casa, mas tudo isso tem que ser dialogado. Temos que ouvir o governador Rafael, e temos que ouvir o presidente Themístocles, que tem uma influência muito grande dentro desta Casa", completa.

Enfático, João Madison deseja que o seu partido mantenha a condução da Mesa Diretora. Foto: Apoliana Oliveira/Portal MN

E pelo Partido dos Trabalhadores, o nome da vez é Franzé Silva, que assumirá a presidência da Mesa com a posse de Themístocles Filho na vice-governadoria. Precavido, diz que é precipitado qualquer deputado lançar seu nome agora, mas reforça que a Federação PT/PV/PCdoB fez a maior bancada nas eleições. "Aqui na Casa tem esta tradição. A maior bancada tem um olhar carinhoso sob a indicação do presidente", ressalta o petista.

Franzé ressalta que Federação fez a maior bancada na Alepi. Foto: Apoliana Oliveira/Portal MN



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES