Apoliana Oliveira

Comentarista de política do Jogo do Poder. Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí.

Rafael Fonteles aponta 'omissão' e decreta intervenção na Piauí Conectado

A Piauí Conectado é responsável pela construção, manutenção e operação da infraestrutura de fibra óptica de internet aos órgãos públicos estaduais

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles (PT) decretou intervenção na concessão administrativa da Piauí Conectado. O decreto foi publicado nesta terça-feira (5), em edição extra do Diário Oficial do Estado. Empresa privada, a Piauí Conectado é responsável pela construção, manutenção e operação da infraestrutura de fibra óptica de internet aos órgãos públicos estaduais.

O documento aponta “omissão” da Piauí Conectado S/A, pela falta de “informações claras e seguras sobre os bens reversíveis existentes, seu estado de conservação e funcionalidade, colocando-se, dessa forma, em grave risco a prestação adequada dos serviços” delegados à empresa, conforme o contrato de concessão.

Assim, o Estado entende que há risco dos serviços de internet nos órgãos públicos estaduais serem interrompidos num futuro fim da concessão.

ACESSE AQUI O DECRETO

O decreto prevê ainda uma auditoria, conforme especificações em contrato de concessão, e a realização de um levantamento atualizado de descumprimento legais e contratuais da Piauí Conectado.

A intervenção terá prazo de 60 dias, podendo ser prorrogada a critério do Estado. Tem como objetivo  assegurar a regular continuidade e boa prestação dos serviços, apurar as razões da inadequada e imperfeita prestação de contas sobre os bens reversíveis vinculados à concessão e analisar a situação econômico-financeira.

Neste período, Darlam Porto da Costa, nomeado interventor, irá gerar e administrar a Piauí Conectado. Ele tem poder de suspender os mandatos dos membros da diretoria, do conselho fiscal e de administração, convocar assembleia geral nos casos que julgar conveniente, suspender e rescindir contratos de trabalho e de prestação de serviço celebrados pela Piauí Conectado, além de nomear equipe para auxiliar nas funções decorrentes da intervenção.

Ainda segundo o decreto, “caberá ao interventor, com apoio do poder concedente, elaborar plano de intervenção na concessão, contemplando as premissas relativas à operação dos serviços delegados, bem como plano de comunicação acerca da intervenção no sentido de informar a população, colaboradores, instituições públicas, instituições financeiras e fornecedores, dando-lhe a adequada publicidade”.

O interventor terá apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil para assegurar a execução das demandas, e pode requerer uso de força policial durante a intervenção. “Cessada a intervenção, se não for extinta a concessão, a administração do serviço será devolvida à concessionária, precedida de prestação de contas pelo interventor, que responderá pelos atos praticados durante a sua gestão, na forma do art. 34, da Lei Federal nº 8.987/95”, pontua o documento, assinado pelo governador Rafael e pelo secretário de Governo, Marcelo Nolleto. 

Procurada pela coluna, a Empresa Globaltask, responsável pela execução da Piauí Conectado, enviou nota e disse que vê a posição do governo do Piauí como arbitrária:

“Não há justificativa nem fundamento jurídico para a intervenção. O serviço está sendo prestado regularmente com qualidade e o contrato é seguido à risca desde o início dos serviços em junho de 2019. A concessionária entende a decisão como arbitrária e já está tomando as providências necessárias para revertê-la.”

Empresa Globaltask, responsável pela execução da Piauí Conectado



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES