Apoliana Oliveira

Comentarista de política do Jogo do Poder. Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí.

Rafael Fonteles assegura reajuste aos professores acima do piso nacional

O projeto de lei que prevê o reajuste será enviado à Assembleia Legislativa do Piauí em fevereiro, com data-base para primeiro de maio

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles (PT) anunciou nesta segunda-feira (15), em sua conta oficial no X, que irá conceder reajuste acima da inflação a todos os professores da rede estadual de ensino, sejam ativos ou inativos.

"Todos os professores efetivos do Estado do Piauí irão receber acima de R$ 4.630,00 (regime 40h)", escreveu Rafael.

Foto: Divulgação/CCOMO Piso Nacional do Magistério foi reajustado em 3,62% para R$ 4.580,57, de acordo a Portaria Interministerial MF/MEC no 7, publicada em edição extra do Diário Oficial da União, de 29/12/2023. A portaria atualiza as estimativas de custos per capita do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Na mesma publicação, Rafael explica que "o percentual exato de reajuste será definido somente após a reunião de 18/01 da Mesa Permanente de Negociação com os Servidores, uma vez que iremos reajustar com o mesmo percentual o salário de todos os servidores estaduais efetivos (ativos e inativos) de todas as categorias do Estado".

Segundo ele, o projeto de lei que prevê o reajuste será enviado à Assembleia Legislativa do Piauí em fevereiro, com data-base para primeiro de maio. "Nos casos necessários, o complemento para o Piso Nacional do Magistério será garantido nos meses de janeiro a abril", explica.

Quanto aos professores temporários, o governador diz que a intenção é continuar com a política de aproximação gradativa dos vencimentos em relação aos efetivos. "Ou seja, novamente os professores temporários terão um reajuste maior em 2024, assim como ocorreu em 2023", conclui.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES