Apoliana Oliveira

Comentarista de política do Jogo do Poder. Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí.

Rafael: governo federal é leão com governadores e gatinho com a Petrobras

Pré-candidato a governador do Piauí, Rafael vê criação do teto para o ICMS como “tiro no pé” do governo federal e lamenta novo reajuste

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No dia em que a Petrobras anuncia novo reajuste no preço da gasolina e do diesel, o pré-candidato a governador do Piauí pelo Partido dos Trabalhadores, Rafael Fonteles, classificou como "tiro no pé" a manobra do Governo Federal, com aprovação do Congresso Nacional, que implementa teto de 17% na alíquota de ICMS para os combustíveis. Para o petista, o reajuste anula os efeitos da redução tributária e penaliza a população brasileira. 

"O governo tem a maioria das ações da Petrobras. Foram incapazes de impedir o aumento que acabou de ser anunciado, de 14% no diesel, então das duas coisas: ou são frouxos e não conseguem enfrentar a Petrobras, seus acionistas, ou são levianos, fazendo algo só para a plateia. Esse aumento de 14% do diesel já é maior que qualquer benefício com a redução tributária, que não vai acontecer, por que se define o preço é pela matriz de tributos. A chance de não ter efeito nenhum no preço na bomba é muito grande, ou se tiver, é muito pouco. Essa decisão tomada prejudicou o povo brasileiro duas vezes", disse.

Pré-candidato a governador diz que teto para o ICMS aprovado pelo Congresso é tiro no pé do governo federal. Foto: Apoliana Oliveira/Meio Norte

Aos jornalistas, Rafael ainda classificou a implementação do teto para o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias, conhecido como ICMS, como "medida eleitoreira" e defendeu que o problema só pode ser verdadeiramente enfrentado com o debate sobre a política de preços da Petrobras.

"Realmente, o governo federal é frouxo. Fala como um leão diante de governadores e prefeitos, e diante da população que sofre, e fala como um gatinho na hora de lidar com os acionistas da Petrobras, que estão tendo um lucro histórico à custa do sofrimento do povo brasileiro, que é o dono majoritário da Petrobras, veja que loucura", concluiu. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES