Ari Carvalho

Coluna do jornalista Ari Carvalho

Exclusivo Acaba a greve na Uespi: Rafael faz acordo e reajuste será de 5,35%

Greve da Uespi chega ao fim após acordo entre professores e Governo Rafael

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Piauí e os professores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) fecharam nesta segunda-feira acordo de reajuste linear de 5,35% nos salários da categoria e chega ao fim a greve na instituição. 

O percentual será aplicado até maio de 2026, totalizando 17% de aumento. O mesmo reajuste será aplicado a todos os servidores públicos do Estado do Piauí, conforme o Governo já havia anunciado. 

O documento foi assinado pelo secretário da Administração (Sead), Samuel Nascimento, dirigentes da Associação de Docentes da Uespi (Adcespi) e pelo reitor e vice-reitor da Uespi. As aulas devem ser retomadas imediatamente. 

REPOSIÇÃO DE AULAS

Ficou decidido ainda que após a retomada das atividades mediante novo calendário acadêmico de reposição das aulas, o Governo do Estado vai devolver aos grevistas os valores descontados durante os dias parados. 

Também foi pauta do acordo a apresentação de estudos sobre reforço de bolsas aos estudantes cotistas e ampliação das bolsas de pesquisa e extensão para os docentes.

"Estamos satisfeitos com o acordo. Todas as negociações foram conduzidas de forma transparente e colaborativa, visando chegar a um consenso quanto ao que é reivindicado e o que pode ser atendido, e buscando garantir a valorização dos professores e a qualidade do ensino superior público do Estado”, destacou o secretário Samuel Nascimento. 

TODOS TÊM AUMENTO

Ele explica que o percentual de reajuste que será concedido aos docentes da Uespi é o mesmo que será aplicado aos demais servidores do Estado. “Esse é um reajuste salarial para os servidores, de 5,35% por ano, até 2026, totalizando aproximadamente 17%, ao longo dos três anos". 

O reajuste apresentado está acima dos 4,62% registrados pela inflação. O percentual respeita  as diretrizes estabelecidas pela Comissão de Gestão de Finanças e Resultados (CGFR) do Estado, que foram baseadas no respeito à política financeira e ao controle dos gastos públicos, na necessidade da tomada de decisão com prudência quanto ao aumento de despesas obrigatórias de caráter continuado e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Reunião entre representes da Uespi e Governo do Estado que definiu fim da greve após acordo

Secretário estadual de Administração, Samuel Nascimento, comenta acordo



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES