Ari Carvalho

Coluna do jornalista Ari Carvalho

Exclusivo Cidadania em BSB não referenda J. Saraiva e sigla fica sem comando no Piauí

Reunião da executiva nacional do Cidadania não referendou comissão do Piauí

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Reunião da executiva nacional do Cidadania ocorrida nesta sexta-feira (4) em Brasília se recusou a referendar a comissão executiva provisória nomeada pelo presidente nacional, Roberto Freire, para o Piauí. Com isso, o maratonista Joaquim Saraiva e Cleiton Popular perdem o controle do partido.

O agora ex-presidente Joaquim Saraiva declarou apoio ao prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) e anunciou que o PSDB, federado com o Cidadania, teria de obedecer à decisão, ficando do lado do Palácio da Cidade.

Líderes tucanos como Luciano Nunes e Fernando Said reagiram e afirmaram que o movimento não tinha razão de ser e seria revertido. Isso se confirmou na sexta-feira.

O jornalista Mário Rogério, que era presidente do Cidadania no Estado, explicou ao blog que não assume imediatamente o comando. Portanto, o Cidadania está acéfalo por enquanto. A palavra final sobre referendar ou não a comissão de Joaquim Saraiva foi jogada para uma próxima reunião, ainda sem data.

Eis a íntegra da nota oficial do Cidadania:

Nota oficial

Em reunião realizada nesta sexta-feira com quase a totalidade dos integrantes da Comissão Executiva Nacional, marcada pela busca do consenso e da unidade, o que foi ressaltado por todos os presentes, ficou decidido o seguinte:

Aprovadas as alterações solicitadas pelo Acórdão do Tribunal Superior Eleitoral de 22 de junho de 2023, que deferiu apenas parcialmente a petição do Cidadania de alterações estatutárias aprovadas no XX Congresso Nacional, realizado em 12.3.2022 - à excessão dos temas que foram atacados nos embargos apresentados à Corte pelo partido, que ficam suspensos até decisão final;

Indicada a ex-vereadora, ex-deputada estadual e ex-deputada federal Luzia Ferreira (MG) para compor a Executiva da Federação PSDB-Cidadania na vaga deixada pela senadora Eliziane Gama;

Homologadas as comissões provisórias do Acre, Goiás, Amapá, ficando para a próxima reunião a decisão sobre referendar ou não a Comissão Provisória do Piauí;

Criada uma comissão para traçar a radiografia do Cidadania nos estados, as articulações com o PSDB e outros partidos, além da estrutura dos movimentos ligados à legenda, como Mulheres, Igualdade, Diversidade e Juventude 23, com vistas às eleições municipais de 2024;

Indicados os nomes de Davi Zaia, Regis Cavalcante, Raquel Dias, Arnaldo Jordy, Juliet Matos, Wober Jr e Irina Storni para compor a supracitada comissão.

Fica convocada a próxima reunião da Comissão Executiva Nacional para o dia 19 de Agosto de 2023, a partir das 09h00, ocasião em que será marcada a próxima reunião do Diretório Nacional.

Brasília, 04 de agosto de 2023

Roberto  Freire

Presidente Nacional do Cidadania

Joaquim Saraiva e Roberto Freire abraçados em Brasília



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES