Ari Carvalho

Coluna do jornalista Ari Carvalho

Exclusivo Ítalo promete gestão técnica na FMS, mas vereadores dominam cargos e poder

Médico Ítalo Costa promete gestão técnica na FMS, mas vereadores dominam a área

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O diretor do HUT, médico Ítalo Costa, confirmou ao blog que aceitou o convite do prefeito Dr. Pessoa para assumir a presidência da Fundação Municipal de Saúde (FMS) no lugar do procurador do município Ari Ricardo. E avisa: será uma gestão técnica, sem interferências políticas, com a equipe já definida e apresentada ao prefeito para aprovação.

Ítalo Costa nasceu no Ceará, formou-se em Medicina pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e fez especialização em gestão de saúde no Hospital Albert Einstein. Ele tem 33 anos e atua na rede privada de saúde da capital.

O médico explicou que há muito tempo a conta não fecha na FMS, com um balanço financeiro deficitário. Mas também acrescentou que pretende equalizar o problema com eficiência nos processos, gastos, decisões técnicas e obtendo resultados voltados à população, aumentando a resolutividade na rede.

Ele montou sua equipe com nomes do próprio HUT e também que ele convidou da rede de saúde particular. 

O TROCO NA TROCA

Hoje, a FMS é dominada por vereadores, que indicam diretores e o comando dos hospitais.

O curioso é que 16 dos 29 vereadores atenderam o Palácio da Cidade faltando à sessão extraordinária convocada pelo presidente da Câmara, Enzo Samuel (PDT), para discutir a crise na saúde, no dia 2 deste mês.

Como resposta aos encaminhamentos e convocações de gestores feitos na reunião da Comissão de Legislação e Justiça, o prefeito resolveu trocar o presidente da FMS, dando carta branca para uma gestão técnica e sem politicagem. 

A exigência do futuro presidente da FMS, correta e sensata, é colocar nomes de sua confiança para gerir a saúde com foco no cidadão. Problema: a maioria dos espaços é de indicação dos vereadores que faltaram à sessão. 

A expectativa é saber se o novo gestor vai conseguir sua meta de tratar a coisa do ponto de vista da saúde mesmo, ou se os parlamentares vão revertar a intenção e manter a situação atual.

Ítalo Costa aceitou desafio para comandar a Fundação Municipal de Saúde



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES