Ari Carvalho

Coluna do jornalista Ari Carvalho

Marcelo e Alexandre de Moraes marcam reunião sobre Novo Código Eleitoral

Senador Marcelo Castro vai discutir pontos do Novo Código Eleitoral com Alexandre de Moraes

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador Marcelo Castro (MDB) e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, se encontraram na posse dos dois novos ministro da Corte e o parlamentar do Piauí aproveitou para marcar um encontro entre os dois para tratar dos principais pontos do Novo Código Eleitoral.

Marcelo é o relator do projeto de lei complementar do Novo Código, que se encontra na CCJ do Senado. Ele pretende aprovar os novos regramentos antes de outubro, de modo que as mudanças já vigorem nas eleições municipais do próximo ano.

O PL foi aprovado na Câmara dos Deputados em setembro de 2021 e traz mais segurança para as eleições, sujeitas a novidades a cada dois anos graças a inúmeras resoluções do TSE.

O Novo Código impõe quarentena de quatro anos para juízes e policiais se candidatarem após deixarem suas funções. Para fins de distribuição do dinheiro do Fundo Partidário e também do Fundo Eleitoral, haverá a contagem em dobro de votos em mulheres ou em pretos. 

Outros pontos em discussão referem-se a prestação de contas, crimes eleitorais, doações, limites de gastos, campanha partidária, pesquisas eleitorais e candidaturas coletivas.

Senador Marcelo Castro e ministro Alexandre de Moraes na posse de novos ministros no TSE



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES