Ari Carvalho

Coluna do jornalista Ari Carvalho

Exclusivo Obra da Ponte da UFPI é suspensa após falência de empresa. Agora só em 2024

Obra da Ponte da UFPI é suspensa após falência da empresa COESA ser decretada

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O superintendente da Saad Norte, Welton Bandeira, anunciou que a empresa líder do consórcio que ia construir a Ponte João Claudino, no bairro Água Mineral, teve falência decretada pela Justiça de São Paulo e está fora do jogo. 

Por isso, uma nova licitação será feita e a previsão de reinício das obras (só 17% foram construídos) é de 6 meses, ou seja, somente em 2024. A ponte custará R$ 41 milhões e foi iniciada antes da pandemia de Covid-19.

"A Ponte da UFPI, que ligará as zonas Norte e Leste da capital, seria construída por um consórcio formado por três empresas, lideradas pela COESA, essa que teve a falência decretada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo", relata Welton.

O pedido de falência foi feito pelo grupo produtor de aço Gerdau, alegando que o desmembramento da empreiteira OAS prejudicou os credores e foi uma manobra ilegal. A COESA surgiu a partir desse desmembramento.

"Agora ela está impedida de contratar com a administração pública e não pode continuar contratos vigentes. Isso fere a Lei de Licitações Públicas. Acionamos a Procuradoria do Município de Teresina, que nos orientou a rescindir o contrato com a empresa e já fizemos essa notificação a ela. Estamos esperando a assintura do distrato", detalhou o superintendente.

"Iniciamos novo processo de contratação, que será encaminhado à SEMA (Secretaria de Administração). A Prefeitura não tem nada a ver com a falência da empresa e estamos tomando os cuidados para não resultar em prejuízos à população. Não há nenhum prejuízo financeiro. Tem somente o prejuízo de prazo", completa.

O novo contrato deve estar pronto e assinado em seis meses, ou seja, apenas no próximo ano. A ponte ligará o bairro Água Mineral ao setor de Esportes da UFPI, do outro lado do Rio Poti, na zona Leste da capital. Ela envolve desapropriações de casas e hoje o valor é de R$ 41 milhões. O nome será Ponte João Claudino.

Superintendente Welton Bandeira, da Saad Norte



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES