Ari Carvalho

Coluna do jornalista Ari Carvalho

Exclusivo TJ-PI pode intervir na saúde em Teresina e repassar controle para o Estado

Decisão já aconteceu em março deste ano no Esdado de Mato Grosso

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) determinou intervenção do governo estadual na pasta da saúde da capital do Estado, Cuiabá, no dia 9 de março deste ano. A situação era caótica. Alguma semelhança com a saúde de Teresina em dezembro de 2023? Sim, e a solução para o caso da FMS deve ser a mesma no Piauí.

Na quarta-feira (27), o governador Mauro Mendes (UB) divulgou um balanço da intervenção na saúde de Cuiabá. 

O número de consultas e procedimentos cresceu 129% e a fila de espera por cirurgias caiu de 111 mil para 22 mil.

Além disso, o governo concluiu nove obras e outras 10 estão em andamento. A Prefeitura de Cuiabá retoma o controle da saúde no dia 31 de dezembro.

O governador criou à época um Gabinete Estadual de Intervenção, que realizou as mudanças que devolveram qualidade à saúde do município.

O blog apurou que o Tribunal de Justiça do Piauí também pode determinar a intervenção do Estado na FMS, para garantir o acesso à saúde na capital.

A solução de aprovar o impeachment do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) devido à crise na saúde não é bem vista no meio político.

LUCIANO PEDE UNIÃO DE PODERES EM INTERVENÇÃO 

O presidente regional do PSDB, ex-deputado estadual Luciano Nunes, pediu na quarta-feira (27) a união dos representantes dos poderes constituídos, Executivo, Legislativo e Judiciário, para uma intervenção na saúde da capital.

Ele ressalta que uma medida é urgente, pois são milhares de vidas em perigo. E faz um alerta importante: a rede de saúde de Teresina atende pacientes de todo o Piauí e isso tem reflexo amplo.

Sede do Tribunal de Justiça do Piauí Luciano Nunes cobra medidas enérgicas e urgentes



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES