Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

2023: no Brasil, fome é ameaça nos grandes centros e em lares com mulheres

Lula lança Plano 'Brasil sem Fome' com busca ativa para identificar insegurança nutricional e integração com ministérios

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 "Quando a solidariedade é substituída pela competição, os indivíduos se sentem abandonados a si mesmos,entregues a seuys próprios recursos - escassos e claramente inadequados". No livro  Confiança e Medo na Cidade, o sociólogo Zygmunt Bauman aborda as incertezas  da vida nos grandes centros onde a rede de proteção não alcança uma parcela considerável da população   A reflexão pode ser trazida para a realidade brasileira onde a maioria dos 33 milhões de pessoas em insegurança alimentar se encontra nas cidades, e não no campo, que historicamente abrigava a fome, essa chaga social que o o país trouxe de volta. Nesta quinta,31, o Governo Federal inicia uma cruzada para tentar reduzir esse número. Por isso, ao invés de de Guaribas, o município do sertão que foi o piloto do Fome Zero em seu primeiro Governo, o presidente Lula lança o "Brasil sem Fome" na capital do Piauí.. "Ainda há uma prelavência da fome no meio rural mas, em números absolutos, o maior número de pessoas está nos centros urbanos", diz Valéria Burity,secretária extraordinária de Combate à Fome do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).  

O Plano Brasil sem Fome será coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Dentre as novidades em relação ao Programa lançado há 20 anos no interior do Piauí, está a integração com outros Ministérios. " Os centros de assistência social e as Unidades de Saúde passarão a identificar pessoas que estão em situação de insegurança nutricional e elas serão encaminhadas para a Rede de Assistência Social, afirma.

Como parte do Programa, serão criadas as Caravanas do Brasil Sem Fome, comaçando  por cidades e regiões onde há maior incidência de insegurança alimentar grave. Dados disponibilizados pelo Governo apontam que a  fome está mais presente em domicílios chefiados por mulheres negros, população de rua e  trabalhadores informais, diz a secretária

O plano integra 80 ações e programas do Governo Federal, com mais de 100 metas organizadas em três eixos principais:

 Acesso à renda, ao trabalho e à cidadania

 Alimentação adequada e saudável, da produção ao consumo

 Mobilização para o combate à Fome

“A cada ano a FAO publica o Mapa da Fome. Ela usa um indicador que traz o dado de fome, de insegurança alimentar, a partir dos três anos anteriores. O Brasil já tem o compromisso de sair do Mapa da Fome pelas metas de desenvolvimento até 2030. afirma.  o Plano Brasil Sem Fome ainda tem como metas reduzir ano a ano as taxas totais de pobreza e reduzir a menos de 5% o percentual de domicílios em insegurança alimentar grave.

Para alcançar esses objetivos, todo o governo estará envolvido em ações que promoverão o aumento da renda para a compra de alimentos, a inclusão em políticas de proteção social, a ampliação da produção e do acesso a alimentos saudáveis e sustentáveis. Além disso, o Plano prevê a mobilização da sociedade civil, dos entes federativos e dos poderes Legislativo e Judiciário para a erradicação da fome no Brasil.

“O governo começou desde os primeiros dias a trabalhar contra a fome. Posso citar algumas ações importantes: o reajuste do valor per capta do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o novo Bolsa Família, a valorização do salário mínimo, a retomada de programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o próprio Plano Safra da agricultura familiar. Há um conjunto de ações que vão estar nesse plano, mas também há novidades. Uma delas é a proposta de integrar os sistemas de segurança alimentar, de assistência e de saúde”, explicou Valéria Burity.

Outra estratégia é o fortalecimento da política de estoque alimentar, que visa oferecer alimentos a preço mais acessível. Algumas das metas incluem criar um estoque de 500 mil toneladas de milho e 3,7 mil toneladas de leite, totalizando um investimento no valor de R$ 500 milhões de reais para 2023.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES