Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Exclusivo Advogados indígenas atuam no STF contra tese do Marco Temporal

Os jovens juristas integram a Frente de defesa das terras demarcadas em julgamento que pode definir futuro das áreas indígenas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma imagem histórica na sede do  Supremo Tribunal Federal: devidamente paramentados com suas becas e prepados para a sustentação oral, quatro advogados indígenas integram a a banca de juristas na retomada do julgamento do RE 1017365 que discutirá a tese do Marco Temporal. "Nunca mais esta Corte sem nós" diz a legenda da foto publicada por Maurício Terena, indigena da etnia Terena e cooordenador jurídico da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB).

Quem também celebrou a presença dos colegas indígenas no julgamento foi o advogado Ivo Aureliano, da etnia Makuki. A Frente Jurícida da APIB tem, ainda, os nomes de Luíz Terena, advogado indígena com atuação no Supremo Tribunal Federal (STF) e Organismos Internacionais. Coordenador do Departamento Jurídico da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e Samara Pataxó, com atuação profissional junto às organizações indígenas e da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME) e do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (MUPOIBA)

O julgamento retomado hoje pelo STF é uma Ação Civil Ordinária (ACO) que pede a anulação de uma Portaria do de 2003, do Ministério da Justiça, que declarou ser de posse indígena uma área de 37.108 hectares em Santa Catarina, denominada Terra Indígena Ibirama Lá-Klanô. A área é tradicionalmente ocupada pelas comunidades Xoqleng, Kaingang e Guarani.

A Corte do Supremo vai decidir se a norma viola os direitos de residentes, não índigenas, de terrenos no entorno da área original da terra indígena. Em um caso semelhante, o julgamento de uma ação contra a demarcação de Terra para os Xokleng, já votaram os ministros Nunes Marques, favorável ao Marco Temporal e o relator, Edson Fachin, cujo voto é favorável á causa indígena.

A tese do Marco Temporal, que sustentou um projeto de igual teor, aprovado pela Câmara Federal, determina que a promulgação da Constituição Federal (5/10/1988) é considerada como o marco temporal para a aferição dos direitos possessórios indígenas sobre a terra. Em seu voto,Fachin defende que os direitos territoriais indígenas, previstos no artigo 231 da Constituição, visam à garantia da manutenção de suas condições de existência e vida digna, o que os torna direitos fundamentais.

Na prática, o ministro entende que Constituição assegura que a posse tradicional indígena é distinta da posse civil e abrange, também, as áreas utilizadas para atividades produtivas e para a preservação dos recursos ambientais “No caso das terras indígenas, a função econômica da terra se liga, visceralmente, à conservação das condições de sobrevivência e do modo de vida indígena, mas não funciona como mercadoria para essas comunidades”,diz o ministro.

Com informações: STF, APIB



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES