Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Aprovado feriado nacional da Consciência Negra; Saiba quem votou contra!

Projeto de Lei torna o 20 de Novembro, data dedicada a Zumbi dos Palmares, novo feriado nacional e texto vai à sanção do Presidente

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Descendente da família imperial brasileira, o deputado federal  Luiz P.O Bragança (PL-SP) foi um dos 121 parlamentares a votar contra o Projeto de Lei 3268/21  que torna feriado nacional o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Denunciado ao STF  por crime de racismo ,  Gustavo Gayer (PL/GO) e  Hélio Lopes (PL/RJ), que é negro,  também foram derrotados na votação da proposta, aprovada nesta quarta,28, pot 286 votos a 121.  O texto já foi aprovado pelo Senado e segue agora para a sanção presidencial.

Nomes conhecidos da bancaca bolconarista na Câmara dos Deputados também foram contrários à homenagem. É o caso de Mário Frias, Ricardo Sales, Rosângela Moro e Júlia Zannata, a parlamentar gaúcha que se apresenta no Congresso usando uma tiara de flores,  Caso seja sancionado o projeto, a data será chamada Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra já é considerado feriado em seis estados brasileiros e cerca de 1.200 cidades. "Talvez pareça a muitos uma iniciativa menor, meramente simbólica. Mas não o é. Porque símbolos são importantes. São datas alusivas ao que o país considera mais relevante em sua história", afirmou a relatora da proposta, a deputada Reginete Bispo (PT-RS)

A bancada piauiense votou favorável ao OL, incluindo os parlamentares da oposição, como Júlio Arcoverde (PP/PI) e Átila Lira (PP-PI)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES