Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Banco de Saúde:700 feirantes da Nova Ceasa terão atendimento médico

A prevenção de doenças será o foco do serviço que terá médico e enfermeiros

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A maior Central de Abastecimento do Piauí, a Nova Ceasa  tem, em média, 700 feirantes, entre fixos e eventuais, que comercializam produtos pelo menos três vezes por semana. São trabalhadores entre 40 e 80 anos de idade. Para a maioria deles, a labuta às 3h mas acorda ainda mais cedo, por volta de 1h para se deslocar até a Central, localizada na zona sul de Teresina. Levantamento feito pela Concessionária revela que os feirantes não têm plano de saúde e não costuma ir ao médico ou fazer exames de rotina. As doenças mais comuns, relatadas pelos trabalhadores estão relacionadas ao estilo de vida: diabetes, hipertensão, problemas cardíacos e  obesidade.

É nesse cenário e, em meio à pandemia de Covid-19, que acontece a inauguração do Banco de Saúde, uma ação social da Nova Ceasa, que é gerida através de uma Parceria Público-Privada com o Governo do Estado do Piauí, através da Superintendência de Parcerias e Concessões. O Banco oferecerá atendimento médico e encaminhamento de exames atuando, principalmente, como reforço para atenção básica. O atendimento começa nesta segunda-feira, 15, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado. A estrutura foi feita pela Concessionária e a Sesapi disponibilizará os profissionais de saúde, médico e enfermeiros que atuarão no Banco. Segundo o gerente de projetos sociais da Nova Ceasa, Jorgenei Moraes, “a previsão inicial é de atender 30 pessoas por semana mas o número pode aumentar com a demanda”.

O Banco de Saúde faz parte de uma série de ações de responsabilidade social adotadas pela PPP que já mantém o primeiro Banco de Alimentos do Piauí, que distribui alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade. Em 2020, primeiro ano da pandemia de Covid-19, foram distribuídos 249.510 quilos de frutas, verduras, legumes e cereais para 7 mil pessoas. Em três anos de criação, já foram 542 toneladas de alimentos.

Outras ações de saúde já foram desenvolvidas na Central que contou com equipes do Programa Busca Ativa para identificar doentes infectados pelo coronavírus e fazer o diagnóstico precoce e evitar a contaminação A atuação das barreiras sanitárias, associada a medidas de controle dentro do Entreposto - como a fiscalização quanto ao uso de máscaras e a sanitização dos galpões garantiu o ambiente seguro para clientes e feirantes. O Banco de Saúde será inaugurado às 8h desta segunda-feira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES