Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Exclusivo Bolsonarismo light: Ciro exige radicais e lacradores fora de ato de domingo

Senador compara radicais que protestam contra STF a “parentes incovenientes” que aparecem no churrasco de domingo

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Está inaugurado o "bolsonarismo light" e o padrinho é um dos mais fieis aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro. Nesta sexta,23, o senador Ciro Nogueira (PP) anunciou que não há lugar para os "lacradores" no evento convocado para o ex-presidente. "Se quiser atacar ou ofender alguém ou alguma instituição, nem apareça no domingo", diz o parlamentar. "É dia de família!", diz o parlamentar esquecendo que, os atos golpistas de 8 de janeiro aconteceram exatamente em um domingo, dia em que tambémfoi  realizada a sucessão de  manifestações  com ataques aos ministros do STF, às urnas eletrônicas, aos adversários do então presidente e até aos jornalistas.

O tuíte do ex-chefe da Casa Civil de Bolsonaro é a manifestação mais aberta de que uma ala ligada ao ex-presidente, hoje investigado por tentativa de golpe de Estado, que diminuir a temperatura do apoio por parte dos  eleitores  que costumam pesar nos ataques às Instituições Democráticas . Nogueira chega a comparar esssa parcela considerável do eleitorado a parentes incovenientes que não são bem-vindos nas reuniões de família. "Domingo é dia de família. É quando nos reunimos na casa das nossas referências, geralmente pais ou avós, em busca de alegria e apoio."

Ocorre que a indireta não vale apenas para os " tios do zap " que se aglomeraram em acampamentos na porta dos quarteis, estilumados pelo não reconhecimento da vitória de Lula nas eleições de 2022 ou defecaram e urinaram em símbolos da República durante a tentativa de golpe em 8 de janeiro. O recado afeta gente como o deputado federal Gustafvo Gayer, alvo da Advocacia Geral da União (AGU) por publicação de uma imagem manipulada do presidente Luiz Inácio Lula da SIlva, em que o chefe do Executivo aparece com um fuzil na mão e uma suástica tatuada na testa. "A conduta do deputado configura difamação, além de também apresentar indícios da ocorrência de calúnia, crimes previstos, respectivamente, nos artigos 139 e 138 do Código Penal",informa a notificação enviada à plataforma pedindo a remoção do material .

Desafio

O que Nogueira, autoproclamado "filho 05" de Bolsonaro defende - uma oposição que se comporte com civilidade - é desafiadora até mesmo para o ex-presidente. Uma análise no uso das redes sociais dele, convertidas em um canal comunicação oficial durante seu governo, aponta que Bolsonaro não guardava os domingos. Ao contrário!

A coluna traz alguns registros de publicações de 2021 e 2022, em que a então  autoridade fazia campanha contra urnas eletrônicas e exigia "contagem pública de votos (01/08/2021).Em outro domingo, 11 de julho do mesmo ano, os ministros do Supremo Tribunal Federal foram alvos de outra publicação, com registro do discurso que fizera em um dos eventos que traziam cartazes, faixas agressivas contra as instituições e opositores. Em publicações no dia anterior, o então presidente anunciava presença no ato do Dia dos Pais, em que, mais uma vez, subiria o tom contra a Democracia. Pelo histórico,  Ciro Nogueira, que é autor do projeto de liberação de bingos no Brasil,  aposta com convicção em uma mudança de postura do político e dos seus seguidores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES