Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Brasil celebra aprovação de “pausa humanitária” pelo Conselho da ONU

Nota do Itamaraty registra apoio do país para resolução que teve abstenção;ões da Rússia e Estados Unidos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em nota divulgada agora à noite, o Itamaraty informou que  recebe, "com satisfação", a aprovação da medida proposta pelo Governo de Malta junto ao Conselho de Segurança da ONU, na tarde desta quarta,15. Trata-se  da primeira resolução relativa à atual crise humanitária e de reféns na Faixa de Gaza, resultante do conflito entre Israel e o Hamas.

A proposta  tem foco na proteção de crianças e recebeu o apoio Brasil e  demais membros não-permanentes (E-10), foi aprovada com 12 votos a favor, a mesma quantidade quando foi apresentada anteriormente, peo Brasil. A diferença é que, desta vez, os Estados Unidos não vetaram a proposta. Ao invés do veto, o Governo Americano, do Reino Unido e da Rússia optaram pela abstenção.

De acordo com a reslução, seráo implementadas “pausas e corredores humanitários urgentes e prolongados em toda a Faixa de Gaza por um número suficiente de dias”, para que ajuda humanitária de emergência possa ser prestada à população civil por agências especializadas da ONU, pela Cruz Vermelha Internacional e por outras agências humanitárias imparciais.

A resolução pede também a “libertação imediata e incondicional de todos os reféns” mantidos pelo Hamas e por outros grupos, rejeita o deslocamento forçado de populações civis e demanda a normalização do fluxo de bens e serviços essenciais para Gaza, com prioridade para água, eletricidade, combustíveis, alimentos e suprimentos médicos.

Exige ainda que as partes cumpram suas obrigações em matéria de direito internacional e do direito internacional humanitário, em especial no que se refere a civis e crianças.

 A resolução aprovada prevê também que o Conselho continue a ocupar-se do conflito.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES