Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Brasileiros resgatados de Gaza devem chegar ao Brasil na segunda-feira (13)

Com três paradas técnicas programadas, a previsão de chegada da aeronave à Base Aérea de Brasília é às 23h30 (horário local).

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A aeronave que está no Egito para resgatar os repatriados da Faixa de Gaza tem previsão de decolagem do Cairo às 11h50 (horário local) desta segunda-feira (13/11). A bordo estarão 32 passageiros.

De acordo com o Governo Federal, três paradas técnicas estão programadas: em Roma, na Itália, em Las Palmas, na Espanha, e na Base Aérea do Recife (BARF). A viagem será feita pelo VC-2 (Embraer 190), com a previsão de chegada da aeronave à Base Aérea de Brasília é às 23h30 (horário local) da segunda-feira (13).

Operação de resgate em Gaza (Imagem: Governo Federal)

O brasileiro Hasan Rabee compartilhou em suas redes sociais um vídeo que mostra as crianças que fazem parte do grupo de repatriados da Faixa de Gaza brincando na praia de Al Arish, no Norte do Egito. Eles estão viajando em direção a Cairo de ônibus e pararam na região para almoçar. 

"Eles estavam presos há 35 dias. Chegaram aqui para a gente almoçar e todo mundo correu para a praia", diz Rabee no vídeo. Confira:

Espera de mais de 30 dias

Do grupo de 32 brasileiros que atravessaram a passagem de Rafah e estão a caminho do Cairo, no Egito, 17 são crianças, nove são mulheres e seis são homens. Eles aguardaram mais de 30 dias a permissão das autoridades de Israel, Gaza e Egito para retornar ao Brasil.

Brasileiros devem chegar ao Brasil na noite de segunda-feira (12) (Foto: Hasan Rabee)

A autorização foi concedida na última sexta-feira (10), mas eles não puderam passar porque a fronteira foi novamente fechada. Na comitiva, estão 22 brasileiros e dez palestinos familiares de brasileiros.

Completados os procedimentos burocráticos no domingo, eles almoçarão e serão embarcados em veículos fretados pela Embaixada Brasileira no Egito rumo ao Cairo. Uma viagem de cerca de seis horas de deslocamento, que conta com a presença de diplomatas brasileiros.

"A equipe da embaixada apoiou os trâmites de entrada dos brasileiros no Egito e estima em seis horas o tempo do trajeto rodoviário até o Cairo, onde o grupo pernoitará. O voo da FAB de repatriação para o Brasil deverá decolar da capital egípcia na manhã de segunda-feira, 13/11", informou o Itamaraty numa postagem nas redes sociais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES