Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Exclusivo Cárcere, prostituição, roubo: por que dar um “google” antes de votar ?

Ex-candidatos e políticos com mandatos são acusados de crimes diversos no Piauí. Lista tem até sexo na frente do filho de 2 anos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A um ano das eleições municipais que prometem muita disputa, a operação da Polícia Civil do Piauí que resultou na prisão de uma mulher,ontem à tarde, no bairro Ilhotas, zona sul de Teresina mostra aos eleitores a importância de identificar de forma mais rigorosa, os candidatos que disputam votos em eleições. A empresária e fisioterapeuta Francisca Danielly Mesquita Medeiros foi presa sob acusação de manter a prima,  Janaína dos Santos Ferreira, atualmente com 27 anos, em condições análogas à escravidão, cárcere privado e maus-tratos por 15 anos.  Danielly foi candidata em suas eleições, disputando mandatos de deputada federal , em 2018 (Avante) e vereadora, (2020), pelo Solidariedade.

A ex-candidata não teve sucesso nas duas disputas eleitorais diferente de outros casos que envolvem políticos com mandatos e que foram alvos da Polícia. Uma rápida pesquisa dos casos mais recentes ocorridos no estado incluem registros de prisões por fazer sexo na frente de crianças, participação em assalto e violência contra mulher e exploração de menores para prostituição.

Em janeiro, o ex-candidato a vereador de Parnaíba, Itamar Torreão foi preso em flagrante pela Polícia de Parnaíba pela prática de sexo na frente da filha, de dois anos de idade. Ele e a mulher estavam em um carro quando foram flagrados pelos policiais, depois de alertados por pessoasa atraídas pelas cenas. Testemunhas relatam que a criança chorava muito. O casal foi acusado de crime de satisfação lascívia mediante presença de criança.

Em dezembro de 2022,  Samara Nascimento Nóbrega, a ‘Samara Barbie’ , suplente de veradora em Parnaíba pelo PSL foi presa acusada de exploração sexual de menores e cárcere privado . Samara atua como empresária do entretenimento adulto e é dona de duas casas de prostituição, uma em Luís Correia e outra em Parnaíba.

No mesmo mês, o vereador de Domingos Mourão, Antonio Sampaio de Araújo (MDB) foi preso em flagrante em Piripiri. Ele é acusado de violência doméstica após tentar atropela a ex-esposa quando ela saía de um restaurante.

Em 2021, o vereador de São João da Serra, Milanês Sousa (PP) foi preso ao lado de um cabo eleitoral suspeito de participar de assaltos a residências na cidade. Acusados de roubo e associação criminosa, a dupla forneceria armas e informações sobre as casas e o dinheiro das vítimas dos crimes. No mesmo ano, a Operação Bússola, da Polícia Federal prendeu 16 pessoas, dentre elas, o vereador Rodinei Araújo Santos, de Santo Antônio dos Milagres. A Operação teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada na concessão fraudulenta de benefícios de aposentadoria rural por idade. As fraudes eram cometidas mediante a falsificação e o uso de documentos públicos.

Em 2024, o número de candidatos disputando eleições municipais no estado pode chegar a mais de 10 mil. Em meio a tantas candidaturas - em 2020, foram 9440 nomes disputando mandatos de vereador no Piauí, além de 608 que tentavam conquistas as Prefeituras - existem mecanismos paraidentificar a "vida pregressa" dos postulantes a cargos eletivos. É possível, por exemplo, descobrir se um candidato é ficha limpa por meio de uma breve consulta ao site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Logo após a confirmação das candidaturas o site disponibiliza o Divulgacand, para a “Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais”. nesse espaço é possível visualizar todos os nomes registrados em todos os cargos, acompanhados da situação das candidaturas.

Existem ainda as listas divulgadas pelos Tribunais de Contas que apontam aqueles gestores que tiveram contas reprovadas durante suas gestões. Porém, o fato de ter respondido a processos e ainda não terem sido condenados não é impedimento para o deferimento da candidatura. A Justiça Eleitoral exige certidões para o processo de registro e estes documentos também são disponibilizados no site .



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES