Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

CE: Caçadores matam onça-parda e exibem cenas nas redes sociais

Além das imagens grotescas, os criminosos filmaram toda a ação que se passou na Serra Verde, no interior do Ceará. Polícia investiga suspeitos

Avalie a matéria:
reprodução internet | Criminosos abatem onça e exibem em grupos de whasapp
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O vídeo é dessas produções grotescas que inundam as plataformas digitais para o entretenimento de humanos que se divertem com a morte. 

A gravação tem 1:50 de duração e foi filmada pelos criminosos que atacaram e mataram uma onça parda ( nome científico Puma Concolor) emTarrafas, interior do Ceará. Na gravação, é possível ver imagens do animal, ainda vivo. Na sequência,  um dos homens diz em voz alta:

- Agora, você vai me pagar

O outro caçador aconselha que ele procure uma pedra e ataque o animal pegando-o pelo pescoço e o primeiro retruca

- Quer dar um tiro nela?

Ele finaliza com o deboche

- "Vai sair no Globo Repórter", diz, referindo-se ao programa da Rede Globo, que costuma ter pautas sobre o meio ambiente.

Ainda não satisfeitos, fazem fotos ao exibindo o animal morto como troféu e divulgam em seus grupos whatsapp. Foi graças ao exibixionismo doentio dos criminosos que a Polícia Ambiental do Ceará tomou conhecimento do crime.

Segundo o Diário do Nordeste, "a polícia foi acionada após uma denúncia anônima". Um morador da localidade Serra do Mundo também acionou Organização Não-Governamental Biodiverse, cque atua em defesa da proteção da fauna e flora. Em entrevista ao jornal, a bióloga Raquel Soares afirma que, após matarem e exibirem o animal norto, os bandidos teriam comido o animal.

Não é um caso isolado! A ONG denuncia que a prática da caça é comum na Serra Verde. A Polícia Ambiental já tem suspeitos do crime. " Temos os nomes e os apelidos, e estamos em diligência para encontrá-los. O pessoal do sítio vizinho confirmou. Estamos agora em busca da identificação completa e de algum objeto em flagrante do local" informa o Tenente José Pereira da Silva Filho, comandante do BPMA de Juazeiro do Norte, ao DN.

A prática consiste em crime, tipificado na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98), que preê, em seu artigo 29: “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida”. A pena varia de seis meses a um ano de detenção e multa

O animal já foi extinto em localizadas das Américas do Norte e sul devido à caça predatória.  A onça-parda ou puma é  conhecida no Brasil por suçuarana e leão-baio.  É o mamífero terrestre com a maior distribuição geográfica no ocidente, ocorrendo desde a Columbia Britânica, no Canadá, até o extremo sul do Chile, habitando desde florestas densas, até áreas desérticas, com clima tropical ou subártico, exceto a tundra. É capaz de sobreviver em áreas extremamente alteradas pelo homem, como pastagens e cultivos agrícolas (wikipedia).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES