Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Ceará vai retirar monumento em homenagem a ex-presidente e biógrafo reage

O escritor Lira Neto aplaude medida de retirada Mausoléu do ex-presidente Castello Branco

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou a retirada do Mausoléu do ex-presidente Castelo Branco, localizado na Praça da Abolição, em Fortaleza.  "O Palácio da Abolição não ficará o mausoléu de quem apoiou a ditatura", afirma o chefe do Executivo. O escritor Lira Neto, autor da biografia do militar,  reagiu ao anúncio :  "como biógrafo de Castello, concordo integralmente com a medida".

Em entrevista ao blog, o biógrafo de Castello Branco afirmou ser contra qualquer homenagem a participantes da ditadura militar. Lançado em 2019,pela Companhia das Letras, Castello, a Marcha para a Ditadura" conta a história do primeiro presidente da ditadura instaurada em 1964, que exercia poder quase absoluto nos primeiros anos pós golpe."Castello foi um dos principais conspiradores do golpe que depôs o presidente constitucionalmente eleito, João Goulart. Foi o grande articulador dos quartéis com empresariado e agronegócio",explica Lira Neto.

Ao fazer o anúncio da mudança, o governador cearense informou que a retirada é uma forma de reparar a decisão anterior de homengear um dos integrantes da ditadura militar brasileira. "Penso que é algo muito importante [...] para a memória futura das novas gerações [...] para que nossa juventude possa efetivamente conhecer os horrores, mas também conhecer a bravura de jovens que lutaram pela democracia no nosso estado", diz: "O Palácio da Abolição não ficará o mausoléu de quem apoiou a ditatura", finaliza

Em susbsituição ao mausoléu, será construido um  monumento em homenagem aos líderes abolicionistas cearenses, como o Dragão do Mar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES