Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Exclusivo Com fama de “entregar” votos, PSD projeta fenômeno eleitoral para 2026

Partido atua para que Georgiano Neto seja puxador de votos e deputado federal mais votado da história do Piauí

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na recém inaugurada  sede estadual  do PSD, localizada em uma casa ampla no Joquei, em Teresina, é  onde o presidente do Partido, o deputado Júlio Cesar de Carvalho Lima atende o público que o procura quando está na capital. Em outro imóvel ficam  os escritórios políticos da senadora Jussara Lima e do seu filho, o deputado estadual Georgiano Neto. Através de uma passagem aberta,  é possível circular por entre as duas casas, indo de um lado para o outro, como fazem prefeitos e demais lideranças do interior. 

Nesta segunda,  as duas vias de acesso ao Partido Social Democrático estiveram movimentadas  para a solenidade de filiaçções de políticos que disputarão o pleito de 2024 , incluindo  os  prefeitos Gedison Alves ( Marcos Parente), Jomário Ferreira (Campinas do Piauí)  e Elbert Holanda ( Inhuma) , elevando para 50 o número de prefeitos filiados - 10 a mais do que o total conquistado em 2020. A previsão é chegar aos 60 nas eleições deste ano, estima Júlio Cesar Lima. No Brasil, a  capilaridade do PSD impressiona: já  são  700 municípios com diretórios instalados.

FAMíLIA E ENTREGA

É fato que, no Piauí, o PSD tem o DNA dos Lima. Afinal, são representantes no Senado, na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa. Mas o Partido cresce exatamente pelas oportunidades que são abertas às lideranças, dentre os quais, prefeitos. Enquanto outras agremiações consomem energia e fundo partdiário investindo em políticos sem mandato - e, por vezes, sem possibilidade de obter um - o PSD tem predileção pelos gestores municipais.

A estratégia é montada com base na linha de atuação do líder. Júlio Cesar,76, é apontado como um dos maiores municipalistas do país . Seu trabalho é reconhecimento nacionalmente em favor do fortalecimento dos municípios brasileiros. É um caso raro de um parlamentar que se especializou em uma temática e obteve sucesso com ela. Em seu  7º mandato, ele teve 134.863 votos,  maior votação de sua carreira.

PAra 2026, a projeção é eleger-se para o Senado Federal, onde Jussara, suplente do senador Wellington Dias (PT) assumiu em razão da escolha do petista para o Ministério do Desenvolvimento Social e Ccombate à Fome. Se Dias se mantiver no cargo em uma eventual reeleição do presidente Lula, ela ganharia mais quatro anos de mandato . O casal legislaria junto, uma situação inédita no Senado Federal.

E não é só isso! Parte importante da estratégia do Partido é a eleição de Georgiano Neto para a Câmara Federal. Se em 2022, ele foi o campeão de votos para a Assembleia Estadual, com uma votação de 109.025 - quase o sobro do segundo mais votado - o trabalho é elegê-lo com algo em torno de 180 mil votos, superando a sí próprio e ao pai e ajudando a eleger mais três parlamentares do PSD ( Simone Pereira, Toninha Caridade e o irmão, Júlio Cesar Filho) Para bater a meta, a ordem é trabalho, trabalho e trabalho.

Assessores dizem desconhecer alguém que consiga acompanhá-lo. Para endossar a fama, em 2022, após a eleição do governador Rafael Fonteles (PT) no Piauí, a equipe de Georgiano foi a primeira a entrar em campo para pedir votos para Lula no 2º turno da eleição presidencial. "Fazer acordo com o PSD é garantia de que será cumprido", diz uma fonte do MDB, que disputa prefeitos com o Partido de Georgiano mas reconhece a forma de política feita pelo grupo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES