Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Comissão da Câmara proíbe venda de carne de cães e gatos e prevê multas

Os valores podem chegar a RS 4 mil e cancelamento de CNPJ em caso de reincidência. Prática clandestina não é rara em mercados

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Federal aprovou nesta quarta-feira,22, o parecer apresentado pelo deputado Nilto Tatto PT-SP) ,para o   Projeto de Lei 3017/2019     

que proíbe, em qualquer hipótese e em todo o país, a comercialização de carne de cães e gatos. 

A proposta estabelece multa de R$ 2 mil em caso de descumprimento e de R$ 4 mil na hipótese de reincidência. Apesar de culturalmente rejeitada pelos brasileiros, a venda desses animais para o consumo humano não é rara. Em oututro, a Polícia  Polícia Civil de Maceió abriu uma investigação para apurar a venda ilegal de carne de cachorro em uma feira da cidade, após vídeos que mostravam o vendedor exibindo a carcaça de um animal.

A prática "ainda acontece no Brasil, precipuamente em mercados populares. Porém, ocorre sobre o rechaço do ordenamento jurídico e da sociedade em geral", acredita o autor do projeto, o  deputado federal Célio Stuart (PV-CE)

Durante a discussão da matéria, a  deputada federal Duda Salabert (PDT) chamaou a atenção para as consequências do consumo de carne animal " 100% das pandemias foram de origem zoonótica e 70% das novas doenças descobertas também". Ela acredita que o país precisa debater a relação envolvendo o consumo de carne de origem animal e a saúde pública e o conceito de saúde única, que envolve saúde humana, animal e ambiental.

O projeto de autoria do parlamentar cearense foi apresentado há 3 anos, portanto, antes da pandemia de Covid19, mas só agora começou a tramitar pelas comissões da Casa. No texto, ele também prevê punições rigorosas para empresas que venham a descumprir a vedação, como o cancelamento da inserção do CNPJ em caso de reincidência.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES