Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Concurseiros que adotaram animais podem ficar isentos de taxa de inscrição

Projeto está na Câmara Federal é de autoria da deputada federal Dayany Bittencourt (União-CE)

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Projeto de Lei 1901/23 prevê a isenção  do pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos  para os candidatos que adotaram animais . Para ter direito ao benefício, é preciso comprovar que a adoção aconteceu nos últimos 12 meses contados da inscrição no concurso e que o animal encontrava-se  temporariamente sob tutela do poder público ou de entidades privadas sem fins lucrativos destinadas à proteção animal.

A autora do projeto é a deputada Dayany Bittencourt (União-CE) . Na justificativa, a parlamentar traz  um estudo mostrando que, em 2019, existiam cerca de 4 milhões de animais em condição de vulnerabilidade no  país – a grande maioria era composta por cães e gatos. O levantamento foi pelo Instituto Pet Brasil . “O Estado precisa adotar medidas para reduzir o sofrimento extremo de animais, que são afetados em sua saúde e se sujeitam a maus-tratos, atropelamentos e doenças ao viverem nas ruas”, diz a parlamentar.

A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. O projeto  altera a Lei 13.656/18, que já prevê isenção no pagamento da inscrição a candidatos que pertençam a família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário mínimo nacional, além de candidatos doadores de medula óssea.

Com informações da Agência Câmara de Notícias



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES