Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Cores do Piauí vestem “Menina” de Velasquez em Madrid

Nonato Oliveira é um dos três artistas brasileiros que participam da Exposição na capital espanhola

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O artista piauiense Nonato Oliveira,72, teve sua obra “Folclore Brasileiro” incluída ma Meninas Madrid Gallery, exposição que promove a reinterpretação da Telas “As Meninas”, de Diego Velasquez através de bonecas espalhadas em locais emblemáticos A obra de 1:80m foi instalada nesta sexta-feira, 5, na Plaza de Chueca, em Madrid. Além do dele, dois brasileiros, Aline Seling (SP) e Ricardo Carvalheira (PE) também participam da Mostra que marca a estréia brasileira no Projeto.

Natural de São Miguel do Tapuio, Nonato já participou de 80 exposiõ estilo é caracterizado como uma mistura de primitivo com expressionista. As cores vivas e fortes são usadas para expressar temas como a seca, a fome, a cultura popular, a religião e o folclore. Inaugurou no Piauí uma espécie de regionalismo sofisticado, tendo sido um dos pioneiros nesta abordagem das artes plásticas no Nordeste. Com uma pintura ímpar, de estilo peculiar claramente reconhecido, já participou de mais de 80 exposições, no Brasil, Estados Unidos e na Europa.Arte: Folclore Brasileiro. Localizada próximo ao Palácio das CibellesAs “Meninas de Velazquez” estão de volta às calles de Madrid! E, pela primeira vez, três artistas brasileiros participam do Projeto Meninas Madrid Gallery (MMG) - Uma Janela para o Mundo. Os artistas plásticos Nonato Oliveira (Piauí), Ricardo Carvalheira (Pernambuco) e Aline Fraga Selig (São Paulo) vestiram as bonecas com artes que exaltam as cores e a criatividade  nacionais estão sendo serão instaladas em  lugares emblemáticos da capital da Espanha.

    A participação brasileira no projeto Meninas Madrid Gallery foi viabilizada através da Empresa Brasileira de Turismo (EMBRATUR), com apoio institucional da Embaixada do Brasil na Espanha y Andorra. Além de integrar a programação alusiva ao bicentenário da independência brasileira, em 2022, a presença do Brasil no MMG também fortalece a imagem positiva do país como um dos mais atrativos destinos turísticos  do mundo.

As esculturas medem 1,80 metros de altura e começaram a ser  instaladas no último dia 1º. O tema desde ano propõe um encontro com a diversidade, à integração, a tolerância, a diversão, a beleza, o entretenimento e a multiculturalidade.O MMG conta com o apoio da Prefeitura de Madrid e faz parte do Projeto Madrid Capital da Moda e da Associação Empresarial do Comércio Têxtil, Acessórios e peles (ACOTEX). “O objetivo é celebrar o encontro entre a Arte e os cidadãos convertendo a cidade em um museu ao ar livre”, diz Antônio Azzato, criador e diretor da Exposição.

 Azzato é um engenheiro industrial venezuelano que apaixonou-se pela obra de Velásquez, exposta no Museu do Prado,  e decidiu “libertar” as meninas levando-as para os espaços públicos por toda a cidade. A iniciativa deu tão certo que as esculturas tornaram-se atração turística de Madrid.Este ano, além de artistas, músicos, chefs, desportista estarão entre as personalidades internacionais e nacionais que  irão “vestir” as Meninas.

Com tantas nacionalidades presentes, a Mostra promete exaltar as culturas que Desde a primeira edição do Projeto ‘Meninas Madrid Gallery’, em 2018, até hoje, já foram arrecadados mais de 500 mil euros, que são repassados para Organizações Não Governamentais. Nesta 4ª edição, os recursos oriundos de patrocínio de empresas privadas e governamentais contemplarão entidades que ajuda a população de Las Palmas, na Ilha das Canárias, atingida pela erupção do Vulcão Cumbre Vieja, iniciada há um mês.

Conheça os artistas brasileiros

Aline Fraga Selig, 34. Artista plástica e muralista, formada em Design em Moda Universidade Belas Artes de São Paulo, sua arte ocupa espaços comerciais e residenciais. Trabalha de forma muito expressiva. Sua maior inspiração são pessoas e a natureza como um todo. Gosta de retratar o cotidiano e faz uma leitura do comportamento humano em geral. Arte: Brasil da cabeça aos Pés. Localizada em Alonso Martinez

Ricardo Lago Carvalheira. Engenheiro mecânico e artista plástico nascido em Recife, Pernambuco. É autodidata em seus artesanatos em madeira (pequenas esculturas). Desde criança demonstrava uma tendência voltada para artes em geral, tanto em artesanatos criados e/ou esculpidos por ele, como também com desenhos criativos que retratam tradições e a cultura nordestina. Adulto, aprimorou habilidades relacionadas à música, desenhos, esculturas e a pintura. Arte: Pátria Amada: calle Gran Vía com Calle Montera



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES